Ricardo III: DNA confirma que esqueleto localizado na Inglaterra é do rei

Esqueleto do rei Ricardo III localizado em Leicester, na Inglaterra
Esqueleto do rei Ricardo III localizado em Leicester, na Inglaterra
AGÊNCIA ANSA

Londres – Arqueólogos ingleses confirmaram nesta segunda-feira que os restos dos ossos encontrados em um estacionamento na cidade de Leicester são de Ricardo III, último rei da Inglaterra da casa de York e morto em 1485.

Os arqueólogos conseguiram definir que os restos são do monarca inglês após o exame de DNA, realizado junto a Michael Ibsen, um empresário canadense residente em Londres descendente direto de Ana de York, irmã de Ricardo.

“A conclusão da Universidade de Leicester é de que os restos encontrados em setembro 2012 são, além de qualquer dúvida razoável, a Ricardo III, da dinastia dos Plantagenetas, último rei da Inglaterra”, declarou Richard Buckley, chefe da equipe de arqueólogos que analisou os ossos do monarca.

A tumba foi encontrada por acaso: quando os arqueólogos pediram as autorizações para realizar escavações no centro da cidade de Leicester eles estavam procurando um antigo convento de monges franciscanos, destruído no século XVI. Mas, cavando em um estacionamento, recuperaram um esqueleto com evidentes sinais de alterações da espinha dorsal, sinais de uma lâmina dentro de uma perna e de um golpe recebido no crânio.

Ricardo III (1452 – 1485), último rei York da Inglaterra, é um dos soberanos mais populares da história do Reino Unido. Ele foi rei da Inglaterra de 1483 até 1485, quando morreu na batalha de Bosworth Field, confronto final da Guerra das Rosas, lutando contra um exercito da casa dos Lencastre, capitaneado por Henrique Tudor.

O rei ficou famoso pela sua personalidade dúbia, que inspira ainda hoje acesos debates, e por seus métodos pouco convencionais usados para subir ao trono, como a execução de seus próprios sobrinhos, herdeiros legítimos ao reino da Inglaterra. O mistério sobre a localização da tumba do rei perdurou por 600 anos.

William Shakespeare escreveu uma peça sobre sua vida, a “Ricardo III”. Segundo Shakespeare, as suas últimas palavras antes de morrer durante a batalha de Bosworth Field foram: “Meu reino por um cavalo!”.

AnsaLatina

Notícias Relacionadas