Agerba garante que nova empresa vai assumir ferry só emergencialmente

No Ministério Público, Eduardo Pessoa garantiu que nos seis meses de contrato emergencial da Internacional Marítima a Agerba vai preparar a modelagem da licitação do sistema ferryboat.
Salvador – A Internacional Marítima, empresa contratada pelo Governo do Estado para operar o ferryboat, vai assumir o sistema no próximo mês de março. O anúncio foi feito nesta terça-feira (4) pelo diretor-executivo da Agerba, Eduardo Pessoa, que participou de uma dudiência no Ministério Público da Bahia.

Eduardo Pessoa não deu detalhes sobre as bases do contrato com a Internacional Marítima. Não divulgou, por exemplo, quanto o governo vai desembolsar por mês para a empresa do Maranhão.

Ele explicou que a nova gestão do sistema será feita inicialmente por meio de um contrato de emergência com duração de 180 dias. A empresa contratada será a Internacional Marítima. “Nestes seis meses vamos preparar a nova modelagem do contrato com as exigências e especificações da próxima concessionária e fazer a licitação pública para a concessão”.

Publicado na última semana, outro edital de licitação prevê a compra de duas novas embarcações para o sistema nos próximos seis meses ao custo de R$ 34 milhões a R$ 40 milhões.

Notícias Relacionadas

14 Comentários

  1. Lenise Ferreira

    AUDIÊNCIA PÚBLICA???? PARTICIPAÇÃO DE USUÁRIOS ???? QUAIS????? OS QUE DIZEM AMÉM ????? vou procurar me informar junto ao MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL que história é esta??? Imagino que a AGERBA pretende agir da mesma forma na hora de elaborar o novo TERMO DE CONCESSÃO, deixando de fora a voz e as opiniões da sociedade civil.

    Esta todo mundo feliz porque 5 embarcações estão em tráfego. Nós aqui amargando os prejuízos causados ao longo de anos e neste último verão…………..irreparáveis. Acham que estão fazendo FAVOR em cumprir com as obrigações deles.

    Devo lembrar dos prejuízos causados ao Estado, devo lembrar que deveriamos ter as 8 (oito) embarcações em tráfego, funcionando com eficiência, regularidade e com tarifas justas.

    É um direito nosso, do qual não abrirei mão, participar da elaboração do novo contrato de concessão que será firmado entre o Estado e a próxima empresa que irá administrar o sistema ferry boat.

    CHEGA DE COMAB, CAYMI, TWB, corrupção, maracutaias e muito sofrimento e prejuízos!!!!!!!!!!!!!!!

  2. Henrique - Vera Cruz

    Tudo armação, ninguém foi chamado pra zorra nenhuma. Tomem vergonha na cara. Eu mesmo perguntei ontem aqui em Vera Cruz ao Sr. Jaques Secretário de Transportes da Prefeitura de Vera Cruz e o mesmo me garantiu que não foi convidado pra nada pela Agerba nem Ministério Público.

    Isso aí escondido é porque querem fazer alguma coisa errada mais adiante. Mas a gente tá de olho aberto, essa coisa de Internacional Marítica ser beneficiada não cheira bem.

  3. Fernanda

    Só quero ver se o MPE vai concordar com essa armação. Como é possível chamar de contrato emergencial de 6 meses se essa empresa já está no comando das ações?

    É necessário fiscalizar a formatação dessa licitação pra que não seja toda direcionada para que esses caras do Maranhão junto com a empresa do sucateiro venham a assumir o sistema com o dinheiro dos contribuintes.

    Onde o PT está metido, tem maracutaia na certa.

  4. Fernanda

    Sra Lenise,

    Entendo que seja uma liderança na ilha. Portanto, proponho que organizemos um protesto no Terminal de São Joaquim, mobilizando toda sociedade para participar desse movimento.

    Precisamos, através das redes sociais, massificar o máximo para trazer as pessoas ao Terminal e fazermos um protesto contundente para que o MPE cumpra suas funções constitucionais com correção.

    Faz-se necessário chamar a imprensa e fazer o país todos tomar conhecimento dessa vergonha que estão armando.

    Chega de fazer-nos de bestas.

  5. Tiago

    ATENÇÃO MP E JM E LEITORES

    NO TERMINAL FALA-SE QUE A INTERNACIONAL JÁ ESTÁ SENDO REMUNERADA!

    TRANSFERÊNCIAS BANCÁRIAS IMPORTANTES… 500MIL É O MENOR VALOR!

    QUEREM TIRAR A DÚVIDA? OLHEM A CONTA DA INTERVENÇÃO NO DIA 01 DE NOVEMBRO!!!!

    QUAL O DESTINO DESTES RECURSOS?

    KD O RELATÓRIO COM OS GASTOS DA INTERVENÇÃO????

  6. Vando

    Pra que chorar? Publiquei várias mensagens aqui e disse várias vezes a dona LENISE e Jornal da Mídia para não se se impressionaram com o jogo da intervenção. Essa Internacional taj toda bem armadinha viu? Ccs verão mais adiante, tem gente na Agerba que sabe de tudo, tem um plano pra cima de vcs do jornal tem muita coisa fedorenta nos bastidores.. Vcs sao inocentes.ou sao?

  7. Fedegoso

    O Brasil continua monárquico. Continua dividido em capitanias hereditárias. E cada governador tem a sua capitania. Em Alagoas, no Pará, no Maranhão, em Pernambuco, em Fortaleza, em Minas Gerais….São os Sarneys, os Barbalhos, os Gomes, os Aécios etc. Cada Estado tem o seu dono. Eles não caem nunca, mesmo quando o governo muda eles continuam na boa. Vejam o caso do César, do Maluf, Otto, Geddel, Garotinho, Durval… O mundo capota, mas eles sempre “de boa”. Não sei vale a pena combatê-los. Quem sabe melhor é unirmo-nos a eles?

    Aqui não é diferente. Eles mandam. Fazem o que querem. Discutir com eles é perda de tempo. O que você diz entra num ouvido e sai no outro. Podem observar que sempre foi assim. Aqui quem manda é o jeito do “Antônio”. Teve uma mudançazinha de nada, mas os modos de governar são os mesmo – sem participação popular. Rei que é Rei manda nos súditos. Eles, os Reis, não discordam de nada, somos nós os pés-sujos que sempre discordamos deles, por isso, nós somos os do contra, pensam eles. São Reis. Não prestam conta de nada.

    O prefeito que saiu achava-se um ungido divino. Ele garantia que Deus o havia enviado com o “pesado fardo de administrar a cidade”. Não estou brincando não, ele dizia isso como se fosse uma verdade. E chorava copiosamente. Está ele agora vereneando nos mares do Caribe, ele, família e amigos, dizem as más línguas e confirmam as boas. Garanto que ele se acha merecedor das férias, por obra divina. Maluco? Não. Não é maluco não. É que somos uns bestas, vassalos do Rei que acendeu velas para todos os santos, para todas as religiões, tudo na busca do voto que sempre teve. Voltará? Voltará sim, será fortíssimo candidato a governador. Quem viver verá.

    E com essa “consagração” divina que o voto dá, os outros fazem o mesmo, tem o Estado como propriedade particular. Vão privatizar sim a administração das embarcações, mesmo depois de investirem os milhões que o povo as eles deu via de impostos. Se não tercerizarem a administração, não vão ficar só com a remuneração do cargo público. Ora, o Rei é dono de tudo, faz o que quiser, gasta como quiser. E se faltar dinheiro, aumentam os impostos, elevam as tarifas. Afinal, quem é Deus não presta conta nem pro diabo. E tudo pode.

    Por isso que digo: nós estamos no c….do Zé Maria! Triste sina deste nosso batalhador povo baiano.

    Ah! Matuto, seja feliz! Soube que juntaram os panos. Seja feliz! Afinal, ninguém pode ser condenado por amar.

  8. COSME

    esse blá,blá blá, vai ser a mesma coisa que a TWB, na verdade quem está mandando e desmandando no sistema ferry é esta internacional maritima, já tem novos funcionarios indicados por ela alguns gerente já esta programando o esquema para o carnaval. E já estamos sabendo que todos os funcionarios da TWB vão ser demitidos, alias já estão sendo desligado.
    ” SÓ MUDARO O ROTULO A CACHAÇA É A MESMA ………….. TWB X INTERNACIONAL MARITIMA.”

  9. Silvia Caldas

    Eduardo Pessoa se comprometeu em audiência pública no auditório da AGERBA a realizar uma audiência em Vera Cruz na época da apresentação dos relatórios da FIPECAFI, uma turma barulhenta que por lá esteve, orquestrada por Reinaldo exigia que ele assinasse um termo de compromisso e ele disse que a palavra dele tem fé pública. Mentiu e ignorou o povo. Disse depois que lá não havia nada a ser acrescentado e que evitar aquela gente era o melhor a fazer. Agora divulga esta “AUDIÊNCIA PÚBLICA” onde os interessados ficaram de fora para não questionar o MPE e a AGERBA.

    A Internacional já manda no sistema faz tempo, a LUMAR surgiu com uma formação no mínimo estranha, traz com ela várias figuras da extinta COMAB que tem uma guerra milionária com o ESTADO como Martinelli e Miguel. A LUMAR tem fama de superfaturar os serviços que realiza, o próprio Reinaldo se queixava, outros falam da falta de qualificação técnica para executar serviços de manutenção e reparos em embarcações de grande porte. Por outro lado existem denúncias de transferências de verbas para a Internacional MArítima através da AGERBA.

    Até hoje ninguém soube de nada em relação a punição aos crimes praticados pela TWB. A propósito, uma relação ainda muito íntima paira no ar. O BRUNO (AGERBA)determinou a demissão do COMANDANTE JAIME, quem demitiu foi o EMERSON (TWB) que garante ser uma saída temporária. Segundo Emerson, logo que a Internacional assumir (legalmente ou publicamente, como queiram), ele trará o comandante de volta. Interessante é que a demissão foi atribuída a D. Lenise. Disseram que ela pediu ao OTTO. Alguém esta querendo detonar com a moça e com o JM que bota a boca no mundo contra as maracutaias do sistema ferry boat. Intrigante a certeza do Emerson de que continuará no comando.

    Também me intriga as relações da AGERBA com a TWB. Tudo segue em mar de àguas tranquilas, eles lá em Valença vendendo as “concessões” que nunca foram licitadas, em São Joaquim apitando no estacionamento que fica dentro do terminal hidroviário do ESTADO. Não é atoa que a “AUDIÊNCIA PÚBLICA” aconteceu sem que os reais interessados tivessem tomado conhecimento. CHORA BAHIA CHORA.

    Fedegoso, acho que vivemos na verdade num sistema ditatorial. O PT quer se vingar do que sofreu no passado sra. Fernanda. Vou torcer para que consigam mobilizar muita gente através das redes sociais para estas manifestações. Vou ficar atenta e participar com certeza.

    Enquanto isto::CHORA BAHIA CHORA

  10. Rafael

    Senhores, por favor, quanta bobagem. Vocês aqui falam como se Internacional e Lumar não fossem empresas do ramo, a maior prova disso é que as coisas estão se resolvendo e so não estão melhor porque o vice governador fica se intrometendo mandando liberar os ferrys sem que estejam prontos. Tanto essa Fernanda, que pelo linguajar é Fernanda Katone e Dona Lenise claramente tem problemas pessoais seja com a Lumar ou com seu dono. Pelo que me consta a audiência pública foi feita na presença de Dra. Rita Tourinho, pessoa que a propria Lenise ja tinha dito que respeitava. Eu so vejo aqui opinião de pessoas que não entendem o quao complicado é uma operação como essa. Entendo a insatisfação como usuário, mas dizer que quer participar do processo da formulação do edital é piada né. Alguem aqui é engenheiro naval? Alguem aqui tem formação em regulação ou leis de contratos? Entao por favor vamos ter paciência e deixem os profissionais cuidarem disso.

  11. Fedegoso

    Senhor Rafinha, o seu discurso além de velho, não cola mais. Vocês, que se dizem “acadêmicos”, não merecem respeito. Veja, os senhores até agora só fizeram lambanças e mais lambanças, além de mentirem e muito. Toda hora tem o tal “vamos colocar tantas embarcações…”. E não consertam nada. Não funcionam nada. Não são os senhores confiáveis como pensam que são, nem nós somos os bobos que os senhores acham que somos.

    Quem precisa entender de engenharia naval para saber que ferro enferruja se não tratado, se não for bem pintado? E quem precisa de entender de regulação ou leis de contratos? Até por outra, o que senhor pensa que é “regulação” ? Vai emproado! Vai se catar! Vem aqui com palavras supostamente difíceis para se locupletar às custas do alheio, enganar os outros? E de contrato entendemos e muito, entendemos tanto que sabemos que contrato de 25 anos, com pilantra, é o mesmo que dar horta pra bode tomar conta.

    Oh! ….não berra não? Sei que o senhor adora o verde, lógico, até mesmo que não seja dólar. Por falar em verde, o quintal lá de casa tá com o capim alto. Que tal! Aceita a proposta?

  12. Lenise Ferreira

    Sr. Rafael,

    os problemas do sistema ferry boat existem antes mesmo do surgimento da tal LUMAR que o Sr insiste em dizer que tenho problemas pessoais com o suposto dono. A pessoa a quem o Sr. se refere tinha pendências com o condomínio e eu era síndica e conduzi a situação para a solução. Isto desagradou a pessoa o que não o torna alguém que eu possa contar como inimigo ou coisa parecida.

    Quanto a participar e opinar sobre os problemas do sistema ferry boat, estou em condições para tanto desde quando sou usuária, cidadã e tenho o direito legítimo como tal. O SENHOR PARECE ESTAR DEFENDENDO INTERESSES PARTICULARES. Cuidado, neste meio muito quebraram a cara e pode ter certeza que investigações colocarão alguns no seu devido lugar, a cadeia.

    DRA. RITA continua merecendo a minha confiança e respeito. Foi uma das poucas pessoas sérias neste caminho. Ela e Dra. Joseane Suzart são profissionais comprometidas com o trabalho que realizam.

    PIADA é CHAMAR DE AUDIÊNCIA PÚBLICA um evento em que os principais usuários foram deixados de fora é no mínimo COVARDIA, medo de enfrentar o o problema de frente. O meu conhecimento sobre os problemas que envolvem o sistema ferry boat me permite encarar qualquer um de vcs.

    PALHAÇADA o cara da TWB estar demitindo profissionais garantindo o retorno quando a internacional marítima chegar. Corrigindo: assumir formalmente.

    SR. VANDO, não me impressionei com a intervenção, ela era o único caminho que nos restava. Acreditei na capacidade de arrumar a casa e realizar uma verdadeira limpeza no quadro da AGERBA que permitiu que a situação chegasse ao que chegou. Ver que as mesmas figurinhas continuam por lá me faz crer que não teremos as respostas que merecemos, tão menos os resultados esperados.

    SR. TIAGO,
    ( “OLHEM A CONTA DA INTERVENÇÃO NO DIA 01 DE NOVEMBRO!!!!” )
    Esta acusação é grave. Por favor, se o Sr. tem provas disto, encaminhe uma denúncia ao MP ESTADUAL para que sejam apuradas as circunstâncias em que houve a saída desta verba: R$ 500.000,00. Nos ajude a colocar um fim nesta palhaçada. Nos ajude a colocar um fim nos benefícios que seduz pessoas como provavelmente é o caso do tal RAFAEL.

Comentários estão suspensos