Cubanos vão às urnas amanhã para escolher representantes no Parlamento

Marcos Chagas
ASgências Brasil

Brasília – A população cubana deverá ir às urnas amanhã (3) para escolher seus representantes no Parlamento. A expectativa é que 8,4 milhões de pessoas participem do processo eleitoral.

Os eleitores podem votar em um candidato ou candidatos de sua circunscrição. Mais de 600 deputados devem ser eleitos para a Assembleia Nacional do Poder Popular, que deve dar ao presidente Raúl Castro mais cinco anos de mandato.

Leia também:

Se for levado adiante o projeto de longo prazo apresentado por Raúl Castro de estabelecer um máximo de dois mandatos consecutivos para autoridades do alto escalão, o novo mandato presidencial será os últimos cinco anos que ele ficará à frente do governo cubano.

Ex-presidente do país e irmão de Raúl Castro, Fidel Castro, 86 anos, lidera a lista de candidatos para o município de Santiago de Cuba, na província de mesmo nome, no leste de Cuba. Raúl Castro, 81 anos, concorre pelo município Frente Segundo, também em Santiago.

Entre os políticos mais influentes da velha guarda está Ricardo Alarcon, 75 anos, que se aposentará. Ele comanda a Assembleia Nacional desde 1993 e foi ministro das Relações Exteriores de Fidel Castro por um ano (1992-1993).

Entre os novatos, destaca-se a filha de Raúl Castro, Mariela, que integra o Congresso de Havana. Aos 50 anos de idade, ela é conhecida por suas posições liberais em favor dos direitos dos homossexuais na ilha.

Notícias Relacionadas