Mark Zuckerberg acaba de declarar guerra à Google, ao anunciar nesta terça-feira uma ferramenta de busca interna que vai se valer das interações do 1 bilhão de usuários do Facebook para fornecer aos internautas resultados sobre lugares, fotos, pessoas e interesses. Trata-se da Graph Search, ou Busca Social, em português, o primeiro grande lançamento da maior rede social do mundo desde o fiasco de sua oferta inicial de ações (IPO), em maior do ano passado.
Diferentemente de uma busca comum na Web, ele não fornecerá links diretos para as pesquisas feitas dentro da rede social, mas usará as preferências e posts dos contatos do usuário para chegar às respostas. Por exemplo, numa busca sobre um restaurante chinês, os resultados serão a partir de locais onde os contatos do usuário fizeram check-in. A busca por uma música ou game seguirá lógica semelhante.
A rede social também demonstrou como a função poder ser usada para buscar usuários que se encaixam no perfil procurado por uma empresa que recruta funcionários ou mesmo para buscar novos amigos.
Outra diferença importante: se na Web o internauta pesquisa por palavras-chave, no Facebook será preciso formular uma frase, como “Quais dos meus amigos moram em São Francisco”. A utilização dessa linguagem natural, aliás, transformou a preparação da ferramenta em um “grande desafio de engenharia” que demorou quase um ano para ser resolvido. A Apple já fornece algo parecido com o Siri, assistente virtual orientada por voz presente em iPhones. (O Globo)