A despeito de uma economia que deve crescer só 1% em 2012, lojistas — de rua e shoppings — registram vendas melhores. De cada dez brasileiros que foram às compras de Natal nos shoppings, sete deixaram para a última hora e lotaram o comércio país afora nos três dias anteriores à ceia natalina.
A informação é da Associação dos Lojistas de Shoppings (Alshop), que teve sua projeção de crescimento de 6% das vendas de dezembro superada no sábado, dia 22. É o Natal do “pibinho”, que se sustenta, segundo especialistas, com o mercado de trabalho aquecido e o aumento da renda do brasileiro.
Segundo o diretor de Relações Institucionais da Alshop, Luís Augusto Ildefonso, o movimento de compradores nos shoppings do país nos dias 22, 23 e 24 deste ano “surpreendeu e foi muito mais intenso que nas mesmas datas do ano passado”.
— Quando projetamos o crescimento de 6% nas vendas consideramos que, com os incentivos do governo, as compras seriam diluídas ao longo do mês, mas não foi isso que ocorreu. O brasileiro deixou para comprar presentes na última hora e os lojistas já dizem que venderam acima da projeção — disse Ildefonso, acrescentando que os itens mais procurados na reta final são vestuário e calçados.
No Rio Sul, cerca de 250 mil pessoas passaram pelo mall entre sexta e domingo. O fluxo aumentou em 4% e as vendas em 8% em relação aos dias comuns. Já no Madureira Shopping, cerca de 160 mil pessoas passaram por lá entre sexta e domingo — aumento de 80%, se comparado aos dias comuns, fora do período de promoção. No último fim de semana, mais de 240 mil pessoas estiveram no BarraShopping/New York City.
— As vendas superaram as expectativas, o que nos faz rever a projeção de aumento de 16% no faturamento de dezembro, para 20% comparado com o Natal de 2011. O tíquete médio que estava em R$ 750 passou para R$ 1.010. Até ontem o dia 23, o total de notas trocadas na campanha do shopping ultrapassou os R$ 6 milhões — comemora Odirlei Fernandes, superintendente do Boulevard Rio Shopping. (O Globo)