Salvador – Comprar com o cartão de crédito, pagar apenas o mínimo da fatura e ver a conta crescer até não dar mais para pagar. Situações como essa acontecem com muitas pessoas, que, por falta de controle, acabam entrando no grupo dos ‘superendividados’.
São consumidores que já comprometeram mais de 30% da renda com o pagamento de dívidas e mesmo assim não conseguem quitá-las. Casos semelhantes acontecem também com a prestação do eletrodoméstico, do carro ou do telefone celular.
Para ajudar a essas pessoas, o Procon-BA está realizando o Mutirão de Atendimento ao Superendividado, em parceria com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), Sindicato dos Lojistas e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), com o objetivo de intermediar a negociação entre o cliente e a empresa credora e encontrar um meio para quitar o débito.
Conciliação – “O interessado deve ir a sede do Procon, em Salvador, com os documentos pessoais e da dívida e fazer uma proposta que viabilize o pagamento”, orienta a superintendente do órgão na Bahia, Graciele Leal. Segundo ela, a proposta será encaminhada às instituições que terão dez dias para responder.
“Se não for aceita, nós marcaremos um encontro de conciliação, onde um advogado do Procon vai acompanhar o cliente e garantir uma negociação mais transparente e justa”, afirma Gracile.