A linha 2013 do Tiguan chega ao mercado brasileiro com grandes novidades. Mais do que passar a oferecer o visual e o conteúdo da “grife” R-Line, o utilitário esportivo premium da Volkswagen passa a ser o primeiro modelo da marca a ser comercializado no Brasil com duas opções R-Line.
O Tiguan R-Line, que já está chegando às concessionárias, é o terceiro modelo a contar com os itens R-Line de design, preparados pela Volkswagen R (divisão da marca especializada no desenvolvimento de modelos esportivos e exclusivos), a ser comercializado no Brasil. O Passat CC R-Line foi o pioneiro, em fevereiro de 2011, e o Touareg R-Line o segundo, em agosto de 2012.
O Tiguan R-Line chega ao Brasil cerca de um ano depois do lançamento do Novo Tiguan no País, quando o modelo passou a contar com o DNA mundial de design da marca. Totalmente reestilizado no Brasil em outubro de 2011, o Novo Tiguan trouxe um avançado pacote de sistemas tecnológicos e mecânicos que inclui inovações como o detector de fadiga, o sistema Kessy de acesso ao veículo e partida do motor sem uso da chave e o Park Assist II, que auxilia no estacionamento em vagas paralelas e também em vagas transversais.
O SUV é equipado com o eficiente motor 2.0 TSI, com potência de 200 cv e torque elevado desde as baixas rotações, transmissão automática de seis marchas (que permite trocas manuais por shift paddles junto ao volante) e tração 4MOTION.
Esportividade e elegância
O design R-Line criou uma nova dimensão de esportividade e elegância para os modelos fabricados pela Volkswagen. O conceito por trás desta marca é a criação de uma “grife” diferenciada, definindo uma nova família topo de linha para a gama de veículos importados. Entre os acabamentos e peças diferenciados utilizados nesse sentido, destacam-se novas rodas de liga-leve, para-choques diferenciados e um exclusivo volante esportivo.
Para desenvolver essas versões customizadas e esportivas para os veículos da marca, atendendo à crescente demanda do público por carros personalizados pela própria fábrica, o Grupo Volkswagen criou uma empresa especialmente dedicada a essa tarefa, a Volkswagen R.
Diante desse cenário, a Volkswagen R desenvolveu duas possibilidades para o Tiguan comercializado no Brasil: R-Line Exterior e R-Line Completo.
R-Line Exterior – Diferenciados, os para-choques são esculpidos na conformação R-Line e pintados na cor da carroceria. Sua aparência harmoniza com as saias laterais, também na cor da carroceria e o aerofólio exclusivo R-Line. Outras especificações do conteúdo do R-Line Externo incluem o difusor traseiro em preto texturizado, soleiras das portas de alumínio com logotipo R-Line – logotipo também presente na grade do radiador. Além disso, o R-Line Exterior inclui rodas de liga-leve Mallory com 18 polegadas e pneus 235/50 R18.
R-Line Completo – Além de todas as exclusividades da configuração R-Line Exterior, a segunda opção da “grife” R-Line para o Tiguan acrescenta ao SUV bancos dianteiros esportivos de couro “Vienna”, apoios de cabeça com logotipos R-Line e volante multifuncional com shift paddles, detalhes de alumínio e logotipo R-Line. Componentes interiores adicionais incluem forração de teto “Titan black” e cobertura dos pedais de aço inoxidável.
Design
O Tiguan R-Line adota o DNA de estilo da Volkswagen, com predominância de linhas horizontais bem definidas. Como no Touareg R-Line, sua grade é marcada por dois frisos cromados duplos, que fazem a ligação entre os dois grandes grupos óticos nas extremidades. Logo abaixo do para-choque frontal, os faróis de neblina, alojados nas aberturas de ventilação laterais, dão um toque de dinamismo adicional ao veículo. Os faróis auxiliares também atuam como luzes direcionais, acionadas em curvas fechadas, em baixa velocidade.
Uma das características de todos os novos modelos da Volkswagen são as lanternas traseiras com design marcante. No Tiguan R-Line, elas são bipartidas, com a parte interna incorporada à porta do compartimento de bagagem. Quando acesas, elas criam elementos visuais duplos, formando um “L”, que se integra às formas da carroceria. A borda inferior das novas lanternas segue uma linha horizontal, contribuindo para uma aparência ainda mais requintada da parte traseira do veículo. Faróis de xenônio são oferecidos como opcionais, acompanhados por lanternas dianteiras formadas por um conjunto de 14 LEDs.
Linhas fortes e limpas predominam também na lateral do utilitário, onde se destaca uma nova moldura na parte inferior. As molduras bem definidas das rodas, a linha das janelas, que sobe na direção da traseira e as superfícies das portas e ombros, e a coluna traseira com formato típico da marca acentuam o caráter Volkswagen do Novo Tiguan. De série, o SUV traz rodas de liga-leve com 17 polegadas, design Philadelphia, com pneus 235/55 R17.