Investidores reagiram mal ao lançamento do iPad Mini. Logo após o evento da tarde desta terça-feira, em San Jose, as ações da companhia começaram a cair e fecharam o dia em baixa de 3,26%, cotadas a US$ 613. Para o analista Gene Munster, da Piper Jaffrey´s, o anúncio feito por Tim Cook de que o iPad alcançou a marca de 100 milhões de unidades vendidas mostra que o terceiro trimestre não foi tão bom quanto o esperado.
“Dado que a Apple vendeu 84,1 milhões de iPads até junho, isso implica que os números do último trimestre ficaram perto de 15 milhões, comparados a nossa previsão de 18,5 milhões”, escreveu em nota enviada a investidores. De acordo com o analista, com a expectativa do lançamento do iPad Mini, consumidores devem ter adiado as compras.
O preço de US$ 329 fixado para a versão mais simples do iPad Mini, com 16GB de capacidade e conexão wi-fi, também surpreendeu alguns analistas. Segundo Brian Colello, da Morningstar, o valor deve “limitar a adoção e o volume de unidades vendidas”. O analista esperava que a Apple fixasse o preço entre US$ 249 e US$ 299. “Nós não estamos certos sobre quão bem ele vai competir com os tablets baratos da Amazon e Google”.
Em entrevista à Reuters, o vice-presidente de Marketing da Apple, Phil Schiller, defendeu a adoção do preço. Segundo ele, o iPad é, “de longe”, o produto de maior sucesso na categoria mesmo com a versão mais barata a US$ 399.
– E agora você pode ter um por US$ 329 nesse novo formato – disse.
A analista Sarah Rotman Epps, da Forrester Research, concorda com Schiller. O preço a US$ 329 expande “dramaticamente” o número de consumidores que podem pagar por um iPad. “Especulações entre analistas davam o preço em US$ 299. Não é muita diferença”. (O Globo)