Novo Audi A3 Sportback será atração no salão de SP

A3120270_smallEsportivo, versátil e progressista.  O Novo Audi A3 Sportback, que será apresentado nesta quinta-feira, 27/9) no Salão do Automóvel de Paris como um autêntico representante do DNA da marca alemã, é uma das grandes atrações do evento europeu. O modelo também será destaque, quase simultaneamente, do estande da Audi no Salão do Automóvel de São Paulo. O veículo compacto de cinco portas, com amplo espaço no compartimento de bagagem, teve o peso reduzido graças à tecnologia Ultra de construção leve. Os motores são poderosos e eficientes e os sistemas de informação e assistência ao motorista elevam o padrão no segmento dos compactos premium.

Design exterior: estética inovadora

O Novo Audi A3 Sportback é mais longo, elegante e espaçoso. Enquanto o comprimento (4.310 mm), largura (1.780 mm) e altura (1.425 mm) são apenas um pouco maiores do que no modelo anterior, a distância entre-eixos agora mede 2.636 mm – um aumento de 58 milímetros. Em relação à versão de três portas, o Sportback tem 35 milímetros a mais de entre-eixos.

Na parte da frente, o elemento de destaque é a grade single-frame com cantos angulosos, além dos faróis estreitos de xênon plus, com luzes diurnas em LED (oferecidos como opcional), que podem ser do tipo adaptativos (que acompanham o traçado das curvas). Grandes entradas de ar na dianteira indicam a motorização poderosa. O perfil elegante é definido pela linha de cintura, também conhecida por “linha Tornado”, que acompanha as janelas, e pelas superfícies curvas e rodas de maior diâmetro. Os retrovisores embutidos nas portas seguem o padrão dos veículos de competição e o discreto spoiler de teto sublinha o caráter esportivo do A3 Sportback.

Na traseira, luzes bipartidas, disponíveis opcionalmente com tecnologia LED, em combinação com os faróis de xênon plus, asseguram um aspecto mais dinâmico ao modelo. A luz de freio adaptativa, que pulsa em alta frequência durante uma frenagem mais intensa, é standard. Dependendo do motor, o sistema de escape termina em uma ou duas saídas do lado esquerdo do carro. 

A Audi oferece 13 opções de cores para o Novo A3 Sportback – três acabamentos sólidos, oito metálicos e dois com efeito perolizado. Os clientes podem ainda optar pelo pacote alto brilho, com frisos decorativos nas janelas, ou pacotes esportivos S line.

Interior: funcionalidade intuitiva

A3120257_smallO interior do novo Audi A3 Sportback é marcado pela concepção elegante e clean. Um longo arco, que corre abaixo do para-brisa, segue o estilo dos modelos maiores da marca. O painel cativa logo à primeira vista, pela disposição clara dos instrumentos – com fácil leitura- e ergonomia. O console central, que é ligeiramente inclinado em direção ao motorista, destaca a funcionalidade e acessibilidade aos comandos.

A unidade de comando central (MMI Navigation Plus com MMI Touch), localizada no túnel central, possui painel de controle táctil integrado e botão de pressão e rotativo para acesso mais intuitivo às funções disponíveis. Este sistema oferece ao motoristac uma maneira inteligente de controlar as funções de navegação e do telefone, além de permitir “escrever” letras ou números com um simples toque e movimento do dedo. A tela colorida de sete polegadas, que se eleva eletricamente, apresenta todas as informações com uma nova disposição e de maneira clara.

Um botão para o freio de estacionamento eletromecânico substitui a alavanca de mão – outra solução proveniente dos modelos maiores da marca. O volante, que dependendo da versão pode ter três ou quatro raios, tem base achatada, teclas multifuncionais e shift-paddles.

Os bancos dianteiros foram recentemente desenvolvidos para oferecer excelente apoio e conforto aos ocupantes. Bancos esportivos em couro macio são oferecidos como opcional (sendo de série na versão Ambition).

A3120282_smallGraças ao entre-eixos 58 milímetros maior, o Novo A3 Sportback oferece amplo espaço no assento traseiro e fácil acesso para três adultos, com mais espaço para as pernas e maior distância da cabeça ao teto do que a versão anterior.

Luxo e sofisticação também estão presentes no interior do modelo, com acabamento em alumínio Mistral ou inserções em 3D “Optic” opcionais (standard na versão Ambiente). Este último fabricado por meio de um processo complexo para produzir uma aparência semelhante a um vidro com intensa profundidade.

Quatro grandes entradas de ar, com design de turbina, conferem ainda mais classe ao veículo. A forma como distribuem o ar pode variar de um jato mais forte até um fluxo mais uniforme e difuso, com vários níveis de intensidade. O ar-condicionado automático é opcional e vem com painel preto. Controles com acabamento em alumínio e pacote de luzes com LED (de série na versão Ambiente) também são opcionais.

A montadora oferece diversidade nas opções de cores e acabamentos internos. Na versão Attraction, o interior é preto ou cinza titânio; já a versão esportiva Ambition é toda em preto ou preto com prata, azul ou amarelo nos elementos contrastantes. A opção de design com duas cores (com laranja Capri), uma sugestão exclusiva dos designers da montadora, garante acesso a um universo mais jovial. As cores bege Pashmina e castanho estão disponíveis para os materiais mais luxuosos da versão Ambiente.

A3120259_smallBancos de tecido são padrão nas linhas Attraction e Ambition; a versão Ambiente vem com revestimento de bancos que mistura tecido e couro sintético. Entre os opcionais, couro Milano ou uma combinação de couro Pearl Nappa e Alcantara. O pacote esportivo S line, disponível para a versão Ambition, imerge o interior do modelo completamente em preto. Os bancos esportivos são recobertos com uma combinação de tecido Biathlon e couro e as costuras em prata. Os detalhes são em alumínio escovado fosco ou em 3D preto de alto-brilho. A alavanca de câmbio em couro perfurado acompanha o estilo do volante, também recoberto em couro.

O compartimento de bagagem oferece 380 litros de capacidade na configuração básica e 1.220 litros com os bancos rebaixados. O piso do porta-malas pode ser colocado em dois níveis – detalhe para os suportes demarcados com pequenas lâmpadas de LED. O banco traseiro pode ser rebatido a 40:60, aumentando assim o espaço para bagagem, ou totalmente abaixado.

Como opcional, um teto solar panorâmico de vidro, que pode ser levantado ou aberto, permitindo que o habitáculo se encha de luz.

Versões e equipamentos

A3120266_smallO Novo Audi A3 Sportback vem com um conjunto de itens de segurança generoso e de alto padrão, que inclui airbag para o joelho do condutor e airbags laterais na parte de trás. A lista completa de equipamentos de série inclui ar-condicionado e indicador de pressão dos pneus.

O sistema de informação ao condutor com display colorido é padrão na versão Ambition e Ambiente. A versão Ambition inclui ainda bancos esportivos, rodas de 17 polegadas e Audi Drive Select. A versão Ambiente incorpora controle de cruzeiro, pacote de luzes em LED e assistente de estacionamento traseiro. Diversas opções de personalização de acabamento, de acordo com as preferências do cliente, também são oferecidas. Entre elas, teto solar panorâmico de vidro, chave de conveniência e aquecimento auxiliar.

Os faróis xênon plus com luzes diurnas em LED podem ser conectados ao sistema de navegação e se adaptarem às funções de iluminação urbana ou na estrada, bem como em cruzamentos e até atrações turísticas. Quando combinados à câmera dianteira, luz alta e baixa são reguladas automaticamente, oferecendo melhor visibilidade e mais segurança. O Audi A3 Sportback chega ao mercado europeu em fevereiro de 2013 e em junho no Brasil.

Notícias Relacionadas