Banco Central aumenta estimativa de inflação para este ano

Brasília – A inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), deve fechar este ano em 5,2%, segundo projeção do Banco Central (BC), divulgada hoje (27) no Relatório de Inflação.

Essa estimativa faz parte do chamado “cenário de referência” e está 0,5 ponto percentual maior do que a expectativa do BC divulgada em junho. Para 2013, a expectativa é que a inflação recue para 4,9%. Já no final do terceiro trimestre de 2014, o IPCA em 12 meses deve ficar em 5,1%, de acordo com a estimativa.

Para elaborar as projeções do “cenário de referência”, o BC levou em consideração a taxa básica de juros, a Selic – em 7,5% (atual valor) – e a taxa de câmbio, em R$ 2,05.

O relatório traz ainda a projeção do “cenário de mercado”. Nesse caso, são consideradas as projeções de instituições financeiras para a taxa Selic e o câmbio.

No cenário de mercado, a previsão para a inflação é igual à estimativa do cenário de referência (5,2%). Para 2013, a projeção é 4,8%. E no final do terceiro trimestre de 2014, a inflação em 12 meses deve chegar a 5%.

As estimativas para a inflação estão acima do centro da meta de inflação de 4,5%, mas abaixo do limite superior de 6,5%.

Notícias Relacionadas