Avião da TAM escapa de acidente em Nova York

Imagem divulgada pelo órgão de aviação de Nova York mostra trem de pouso do avião da TAM na posição errada (Mark Szemberski/NYC Aviation)
Imagem divulgada pelo órgão de aviação de Nova York mostra trem de pouso do avião da TAM na posição errada
Os passageiros do voo JJ8078 da TAM, que decolou na madrugada desta quarta-feira do Rio de Janeiro com destino a Nova York, podem se considerar salvos por um “milagre”. Pelo menos é assim que um funcionário da equipe de resgate do aeroporto JFK explica como as 190 pessoas a bordo da aeronave escaparam de um acidente pouco antes da aterrissagem, perto do meio-dia.

Um defeito no trem de pouso dianteiro, que estava virado de lado e poderia levar o Airbus 330 a aterrissar com o nariz direto no chão, foi corrigido a apenas 15 metros da pista, deixando o trem de pouso travado na posição correta. “Foi como se a mão de Deus virasse as rodas”, disse ao jornal New York Post um dos membros da equipe de resgate do aeroporto, colocada a postos diante da possibilidade do acidente.

Leia também:

“Todos estavam em pânico dentro do avião”, revelou a passageira Anna Maria Falcão à rede americana ABC. “Até a tripulação andava de um lado a outro em pânico, dizendo ‘Não se preocupem, ninguém vai morrer’. Muita gente estava chorando”, afirmou a brasileira, que viajava a Nova York com a mãe, o marido e o filho de um ano.

Segundo um morador de São Paulo ouvido pela emissora o capitão do Airbus procurou manter os passageiros calmos, dizendo que sua equipe “sabia o que estava fazendo”. No momento em que a aeronave finalmente tocou o chão, o alívio foi imediato: o pouso acabou sendo perfeito, dispensando as medidas de emergência. Ninguém ficou ferido.

Procedimentos – O defeito no trem de pouso foi percebido pela torre de controle. Por duas vezes, o avião deu voltas em torno do aeroporto para que os controladores de voo avaliassem se havia condições de aterrissagem. Dentro do Airbus, a tripulação comunicou que nenhum problema havia sido detectado, mas a torre insistiu que o trem de pouso parecia virado 90 graus para o lado.

Fontes do aeroporto JFK afirmaram ao site especializado The Aviation Herald que a tripulação foi aconselhada pelo setor de manutenção da TAM a resetar uma chave ligada ao manche do trem de pouso. Mesmo depois do procedimento, a torre afirmou que o equipamento parecia não estar funcionando como deveria. Pouco antes de tocar o chão, no entanto, as rodas se endireitaram.

Em nota, a TAM afirmou que “que tripulação tomou todas as medidas de precaução necessárias, e a aterrissagem ocorreu em total segurança, às 11h56”. (Veja)

Notícias Relacionadas

13 Comentários

  1. PAULO PEREIRA MARQUES FILHO

    Tripulação de cabine da TAM , tudo AMADORES.

  2. ANSELMO DE OLIVEIRA

    TAM ? O QUE ESPERAR ? REALMENTE MILAGRE , POIS A MESMA NÃO TEM UM PADRÃO DE VOAR , AHHHH QUE SAUDADES DA varig

  3. Bruno

    Problemas acontecem, Tripulação da TAM, muito correta e segura no procedimento.

  4. geraldo

    eu, na minha opiniao; deveriam por profissionais pra trabalhar, e averiguar os avioes com muita precisao antes da decolagem, pra nao está colocando as vidas das pessoas em risco… e pra mim a tam, è a empresa aerea que mais tem tido caso trágicos com muitas mortes… eu tou fora prefira gol a minha noiva vem de cuibá dia primeiro de novembro que deus possa da graças a todos a bordo amem

  5. Roberto Soares

    O desconhecimento do profissionalismos da tripulação leva as pessoas a dizer essas aberrações. Falo de cadeira, pois, minha filha é comissária e faz esse voo, casualmente retornou dela essa semana.

  6. Italvar Fraga Cerqueira

    Continuo acreditando no SENHOR DEUS Todo Poderoso (El Shaday)!
    Gênesis 48.3

  7. Roberto

    Fui em voo de POA ao Rio com escala em Florianopolis dia 19 de setembro e houve problema com o sistema hidraulico .O avião travou depois de ter aterrisado.Não andou mais. Foi rebocado até a manutenção aonde descemos.Será problema de manutenção?E foi trocado o avião

  8. ELIANE DE PADUA

    Parabéns a toda equipe da TAM e principalmente ao piloto, que colocou a toda prova o seu conhecimento e bravura!!!! e Graças a Deus que seu anjo da guarda estava em alerta!!!!

  9. issacar

    analisando a história e os fatos, chego a conclusão que foi Deus mesmo que ajeitou essa bagaça…

  10. George Rocha

    Todos os detalhes deste pouso bem sucedido em New York leia no blog Aviation Troubleshooting (pesquise com este título).
    O avião Airbus 330-200 arremeteu quando já estava na altura de 60 metros do solo.

Comentários estão suspensos