Aplicativo para iPad e iPhone mostra dados de candidatos de todo o país

Três programadores goianos desenvolveram um aplicativo gratuito chamado “Transparência”, que permite ao eleitor de todo Brasil verificar, via iPad ou iPhone, a ficha dos candidatos que disputam às eleições 2012. O programa possibilita ao usuário ter acesso a informações como a situação da candidatura, declaração de bens, certidões criminais, propostas políticas, receitas e despesas de campanha. Ele também pode ser usado para enviar denúncia contra o político diretamente para o Ministério Público.

O projeto para o aplicativo teve início há dois meses e foi lançado no último dia 19. A ideia, segundo um dos criadores, Edson Pieczarka Jr, surgiu junto com a aprovação da Lei da Ficha Limpa. “A intenção é colocar as pessoas mais próximas das questões políticas e facilitar este acesso à Ficha Limpa”, afirma.

Para o desenvolvimento do projeto, o trio formado por Edson, Michel Wilker e George Villasboas contou com a assessoria do juiz Márlon Reis, um dos redatores da Lei da Ficha Limpa e membro do Comitê Nacional do Movimento Contra a Corrupção Eleitoral (MCCE). “No site do TSE [Tribunal Superior Eleitoral] é possível encontrar as mesmas informações, mas é difícil e complexo, tem que baixar muitos arquivos. Então, importamos os dados para o servidor do aplicativo e, assim, as pessoas podem acessar as informações de forma bem mais simples”, explica o programador.

Segundo os programadores, uma empresa do Paraná já entrou em contato pedindo que eles desenvolvam o mesmo aplicativo para aparelhos que rodam o sistema operacional Android. De acordo com Pieczarka, o aplicativo Transparência teve 1.400 downloads em apenas um dia.(Humberta Carvalho/G1)

Notícias Relacionadas