Analistas tributários da Receita retomam mobilizações amanhã

Wellton Máximo
Agência Brasil

Brasília – Os contribuintes que forem buscar atendimento nas unidades da Receita Federal podem ter dificuldades amanhã (26). Os analistas tributários da Receita Federal voltarão a fazer mobilizações pela reestruturação salarial da categoria. Eles reivindicam a reabertura das negociações, interrompidas no fim de agosto.

Esta é a sexta mobilização de 24 horas promovida pela categoria nos últimos dois meses. Além do atendimento nos postos da Receita, a mobilização afetará a conferência de bagagens e mercadorias em portos e aeroportos. Os analistas também promoverão protestos em frente ao Ministério da Fazenda. As manifestações ocorrerão nos prédios da Receita Federais em todo o país.

Os analistas rejeitaram a proposta de reajuste de cerca de 15% apresentada pelo governo federal em 30 de agosto. O Sindicato Nacional dos Analistas Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita) reclama que, nos últimos quatro anos, as correções estão abaixo da inflação acumulada no período e que a categoria está em 107º lugar na lista de salários pagos a analistas do Poder Executivo.

As reivindicações não se limitam aos aumentos salariais. Em nota, o sindicato alega ter rejeitado a proposta para pressionar o governo a discutir não apenas um percentual de reajuste, mas um projeto de reestruturação da categoria, com a redefinição de atribuições. Em assembleia, a categoria, que ocupa cargo de nível superior, estabeleceu um calendário de ações para os próximos meses até que as negociações sejam reestabelecidas.

Notícias Relacionadas