Rio registra o menor número de homicídios dolosos dos últimos 21 anos

Agência Brasil

Rio de Janeiro – Pelo segundo mês consecutivo, o número de homicídios dolosos no estado, no acumulado do ano – janeiro a agosto de 2012 – foi o menor dos últimos 21 anos. Os índices foram divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), órgão de pesquisa oficial da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro.

Segundo o levantamento, foram registrados 2.699 homicídios, contra 2.954 no mesmo período de 2011, uma redução de 8,6%. Em agosto deste ano, foram 294 registros de homicídios, ante 371 do mesmo do ano passado.

Os dados mostraram ainda diminuição de 16,8% nos casos de roubo de rua. Foram registrados 4.761 roubos em agosto de 2012, contra 5.720 em 2011.

De acordo como diretor-presidente do ISP, coronel Paulo Augusto Souza Teixeira, há alguns anos o homicídio doloso vem apresentando redução no estado, e ressaltou o incremento na área da investigação, com a criação da Divisão de Homicídios e o fortalecimento da Polícia Científica.

“De uma forma geral, tivemos um apoio da Polícia de Pacificação. A implementação das UPPs [unidades de Polícia Pacificadora] reduziu confrontos em comunidades e consequentemente diminuiu o número de pessoas mortas”, disse.

Notícias Relacionadas