Mutirão de mergulhadores fará limpeza na praia da Barra

Salvador – A bela praia da Barra, tão admirada e frequentada por baianos e turistas, receberá uma iniciativa importante contra a degradação ambiental e poluição de suas águas: o Projeto Fundo Limpoum mutirão de limpeza do fundo do mar, que será realizado no dia 22 de setembro (sábado), das 8h às 17h. Promovida pela Escola de Mergulho Galeão Sacramento, a ação vai contemplar o trecho do Cristo até o Porto da Barra.

Com uma equipe de 15 profissionais, incluindo mergulhadores, cientistas,biólogos, geólogos, oceanógrafos, estudantes e professores de física, química, história, biologia e geologia, o Projeto Fundo Limpo pretende não só retirar o maior número possível de lixo do mar, como também realizar, em uma segunda etapa, uma pesquisa científica com o material coletado.

“Queremos gerar conhecimento científico com os resultados obtidos e disponibilizar para a população e frequentadores das praias, a fim de alertá-los para o problema da poluição e assim criar mais consciência ecológica”, declara o diretor da Escola de Mergulho Galeão Sacramento, Bruno Rocha Souza.

O lixo marinho não fica restrito apenas à faixa de areia. Plástico, madeira, vidro, tecido, metal, borracha, entre outros itens, são constantemente encontrados flutuando na coluna d’água e depositados no fundo do mar.

“O lixo de fundo, também chamado de lixo bentônico, ameaça de diversas formas os animais e ecossistemas associados ao fundo marinho, sufocando corais, entupindo brânquias de pequenos animais filtradores, sendo ingeridos por predadores que o confundem com alimento e emaranhando e afogando peixes, tartarugas, golfinhos e tubarões”, explica Bruno. “Sem falar que as praias têm papel fundamental na atração de turistas para Salvador. A grande quantidade de lixo espalhado nas areias e no fundo do mar é um desestímulo ao turismo da cidade”, acrescenta.

Notícias Relacionadas