Marcos Valério diz que Lula era chefe do mensalão, revela Veja

Segredo guardados por Valério põem o ex-presidente Lula no centro do esquema do mensalão (FuturaPress)
Segredo guardados por Valério põem o ex-presidente Lula no centro do esquema do mensalão
Dos 37 réus do mensalão, o empresário Marcos Valério é o único que não tem um átimo de dúvida sobre o seu futuro. Na semana passada, o publicitário foi condenado por lavagem de dinheiro, crime que acarreta pena mínima de três anos de prisão.

Computadas punições pelos crimes de corrupção ativa e peculato, já decididas, mais evasão de divisas e formação de quadrilha, ainda por julgar a sentença de Marcos Valério pode passar de 100 anos de reclusão. Com todas as atenuantes da lei penal brasileira, não é totalmente improvável que ele termine seus dias na cadeia.

Leia também:

Apontado como responsável pela engenharia financeira que possibilitou ao PT montar o maior esquema de corrupção da história, Valério enfrenta um dilema. Nos últimos dias, ele confidenciou a pessoas próximas detalhes do pacto que havia firmado com o partido.

Para proteger os figurões, conta que assumiu a responsabilidade por crimes que não praticou sozinho e manteve em segredo histórias comprometedoras que testemunhou quando era o “predileto” do poder. Em troca do silêncio, recebeu garantias. Primeiro, de impunidade. Depois, quando o esquema teve suas entranhas expostas pela Procuradoria-Geral da República, de penas mais brandas.

Não podem condenar apenas os mequetrefes. Só não sobrou para o Lula porque eu, o Delúbio e o Zé não falamos – Marcos Valério

Valério guarda segredos tão estarrecedores sobre o mensalão que ele não consegue mais guardar só para si – mesmo que agora, desiludido com a falsa promessa de ajuda dos poderosos a quem ajudou, tenha um crescente temor de que eles possam se vingar dele de forma ainda mais cruel.

Feita com base em revelações de parentes, amigos e associados, a reportagem de capa de VEJA desta semana reabre de forma incontornável a questão da participação do ex-presidente Lula no mensalão. “Lula era o chefe”, vem repetindo Valério com mais frequência e amargura agora que já foi condenado pelo STF. A reportagem tem cinco capítulos – e o primeiro deles pode ser lido abaixo:

“O caixa do PT foi de 350 milhões de reais”

A acusação do Ministério Público Federal sustenta que o mensalão foi abastecido com 55 milhões de reais tomados por empréstimo por Marcos Valério junto aos bancos Rural e BMG, que se somaram a 74 milhões desviados da Visanet, fundo abastecido com dinheiro público e controlado pelo Banco do Brasil.

Segundo Marcos Valério, esse valor é subestimado. Ele conta que o caixa real do mensalão era o triplo do descoberto pela polícia e denunciado pelo MP. Valério diz que pelas arcas do esquema passaram pelo menos 350 milhões de reais.

“Da SMP&B vão achar só os 55 milhões, mas o caixa era muito maior. O caixa do PT foi de 350 milhões de reais, com dinheiro de outras empresas que nada tinham a ver com a SMP&B nem com a DNA”, afirma o empresário.

Esse caixa paralelo, conta ele, era abastecido com dinheiro oriundo de operações tão heterodoxas quanto os empréstimos fictícios tomados por suas empresas para pagar políticos aliados do PT.

Havia doações diretas diante da perspectiva de obter facilidades no governo. “Muitas empresas davam via empréstimos, outras não.” O fiador dessas operações, garante Valério, era o próprio presidente da República.

Lula teria se empenhado pessoalmente na coleta de dinheiro para a engrenagem clandestina, cujos contribuintes tinham algum interesse no governo federal. Tudo corria por fora, sem registros formais, sem deixar nenhum rastro. Muitos empresários, relata Marcos Valério, se reuniam com o presidente, combinavam a contribuição e em seguida despejavam dinheiro no cofre secreto petista.

O controle dessa contabilidade cabia ao então tesoureiro do partido, Delúbio Soares, que é réu no processo do mensalão e começa a ser julgado nos próximos dias pelos crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa.

O papel de Delúbio era, além de ajudar na administração da captação, definir o nome dos políticos que deveriam receber os pagamentos determinados pela cúpula do PT, com o aval do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, acusado no processo como o chefe da quadrilha do mensalão: “Dirceu era o braço direito do Lula, um braço que comandava”.

Valério diz que, graças a sua proximidade com a cúpula petista no auge do esquema, em 2003 e 2004, teve acesso à contabilidade real. Ele conta que a entrada e a saída de recursos foram registradas minuciosamente em um livro guardado a sete chaves por Delúbio.

Pelo seu relato, o restante do dinheiro desse fundão teve destino semelhante ao dos 55 milhões de reais obtidos por meio dos empréstimos fraudulentos tomados pela DNA e pela SMP&B. Foram usados para remunerar correligionários e aliados.

Os valores calculados por Valério delineiam um caixa clandestino sem paralelo na política. Ele fala em valores dez vezes maiores que a arrecadação declarada da campanha de Lula nas eleições presidenciais de 2002. (Rodrigo Rangel, na Veja)

Notícias Relacionadas

7 Comentários

  1. Anonimo

    ESTE É O TIME DE LULA E WAGNER !!!! E O POVO AINDA DÁ VOTO PARA O PT !!!

  2. cidadao abismado....

    E O CHEFE PAPUDO ANIMADOR DE PALANQUE ESTAVA EM SALVADOR METENDO O PAU EM ACM NETO… VÊ SE PODE, POIS AGORA A CASA CAIU..A JUSTIÇA TARDA MAS NAO FALHA.

  3. EU

    Melhor, impossível! eu nunca acreditei nessa q Lula não sabia de nada. Agora, resta saber se o MPF vai ter a coragem de acusar Lula, coisa q nao ocorreu por conta q Procurador Geral é de indicação do presidente.

    Para se ter ideia do poder da corrupcao do pt, bastar lembrar o caso Lulinha com a oi.

    O que resta é esperar as cenas do próximo capitulo.

  4. maria de fatima

    É triste e lamentavel. é por essas e outras que nunca tem dinheiro para a saude, educaçãoe é uma zona quando tem de dar aumento apra os aposentados e pensionistas que ganham acima do minimo e Lula antes,agora a presidente Dilma vem com aquela balela de sempre que não tem dinheiro para dar aumento real e enquanto isso roubam-nos a dignidade com um aumento de 3% como se estivessemos pedindo esmolas. Mas como gostam de bandidadagem dão 900 e tanto beneficio de presidiario.

    Nunca fui petista e agora mais do que nunca cadê a turma que vivia criticando os outros governos. Cadê Suplicy, Mercadante. Porque Dirceu, Genoino já sabemos a sagacidade e ganancia. O Brasil precisa de governantes de fibra. Não deixaram Brizolla ser Presidente. Esse sim tinha DIGNIDADE, coisa que o sr Luiz Inácio Lula da Silva e seus cupichas petistas não sabem o que é.

  5. Jorge Toscano

    Eu me sinto indignado, essa é a palavra correta, de ver tanta carência, de ver um povo sofrido, e que acima de tudo, ainda é ordeiro, e por incrível que pareça, ainda acredita nessa corja de políticos brasileiros, e ainda vota. Eu sou favorável a desobediência civil, não sair de casa no dia da eleição, seria a solução. o PT foi a certeza de que não existe muita diferença entre partidos, só foi diferente, enquanto era oposição. O Collor foi banido do poder por causa de uma Fiat Elba, e por fatos que não envolviam dinheiro publico, o Sr Luiz Inácio, que nada sabia, nem nada via, permaneceu no poder. O roubo acontecia na cozinha, ele tava na sala e não sabia. Era muito mal informado, e usava teflon, nada pegava nele, e consegui eleger D. Dilma, e bem em cima da hora, porque na verdade a vaga era do seu braço direito, o Zé Dirceu, que não usava teflon e por isso foi afastado, graças a um cara chamado Roberto Jefferson, esse sim, um cara bem informado, que teve a coragem de jogar as coisas no ventilador, e mostrar pro povo a verdadeira cara do PT.

  6. George Bezerra

    Não sou vidente! Mas nada, absolutamente nada que vir à tona sobre Lula será surpresa. Um dia, alguém vai abrir o bico. Agora eles vão dizer que Marcos Valério não merece crédito, que está mentindo, que é vingativo. Porém, se algum dia, Delúbio e Silvio Pereira resolver falar… Será que vão dizer que eles estarão com problemas mentais?!!!

  7. Zé Povinho

    Os Partidos Aliados ao LULA. Tem mais que Defender o LULA.
    Eles foram Beneficiado pelo o Partido do PT.
    E o POVO que perdeu o seu Dinheiro. Fica aonde.
    Fala Sério…

Comentários estão suspensos