PSDB lidera disputa em seis capitais contra duas do PT, segundo pesquisas.

Levantamento do Blog com as pesquisas mais recentes sobre as eleições 2012 indica que apenas 2 petistas lideram as disputas por prefeituras de capitais. Já o PSDB, principal partido de oposição ao PT, é a sigla com mais primeiros colocados: está à frente em 6 das 26 capitais.

O PT está na frente em Goiânia (GO) e em Rio Branco (AC). O PSDB, em João Pessoa (PB), Maceió (AL), Manaus (AM), São Luís (MA), Teresina (PI) e Vitória (ES).

Em seguida no ranking aparece o PSB, com 4 primeiros colocados. DEM e PMDB têm 3 cada um. PDT e PV, 2 –mesmo patamar do PT. Com apenas 1 primeiro colocado aparecem PC do B, PRB, PSC, PSD e PSOL.

Foram consideradas apenas pesquisas realizadas a partir de agosto.

O quadro é pessimista para o PT. Atualmente, o partido tem 7 prefeitos de capitais contra apenas 1 do PSDB e 3 do PSB. Ou seja: as pesquisas mostram tendência de mudança no equilíbrio das forças políticas nas capitais.

É preciso considerar, no entanto, que pesquisas mostram apenas o retrato do momento atual. Até a eleição, em 7.out.2012, muito pode mudar –principalmente por causa da propaganda eleitoral na TV que começou recentemente, em 21.ago.2012.

As próprias pesquisas do levantamento mostram que os partidos têm outros candidatos competitivos. Nessa categoria estão incluídos não só os políticos em 1º lugar nas pesquisas, mas também aqueles que ocupam o 2º lugar e têm chances de disputar eventual segundo turno.

Segundo o levantamento do Blog, o PT tem ainda 4 segundos colocados com chance de disputar eventual segundo turno. O PDT tem 4 candidatos nessa situação. PSDB, PSB, PC do B e PMDB, têm 3 cada. PSOL, PTB e PP têm 2 cada. PPS, PMN, PSC e PTC têm 1 cada.

As cidades onde o PT tem um segundo colocado com alguma chance de ir para o 2º turno são: São Paulo (SP), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Vitória (ES). Já o PSDB está nessa situação em São Paulo, Belém (PA) e Rio Branco (AC). (Blog do Fernando Rodrigues)

Notícias Relacionadas