Extinção do contrato da TWB vira novela e o governo parece apostar no pior



Clique no Player e confira a gravação com Otto
Alencar, garantindo que a TWB não fica mais na Bahia.

REDAÇÃO DO JORNAL DA MÍDIA

O processo de caducidade do contrato da concessionária paulista TWB com o Estado da Bahia, aberto pela Secretaria de Infraestrutura e Agerba, virou, definitivamente, uma verdadeira novela.

Depois de passar 14 dias para oferecer seu parecer, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) devolveu tudo ontem para a Agerba e deu um prazo de 10 dias para a agência se explicar sobre o conjunto de argumentos elencados em sua defesa pela TWB.

Não se sabe quando a novela vai acabar. Parece mesmo interminável.

O governador Jaques Wagner, há quase um mês, tinha decretado, como ele mesmo afirmou, o ”xeque-mate” à TWB, garantindo que a concessionária teria seu contrato rompido.

O vice-governador Otto Alencar, que é secretário de Infraestrutura, assegurou que a a TWB não fica mais na Bahia por absoluta falta de condições operacionais e de gestão do sistema ferryboat. (Confira as declarações do secretário no áudio acima).

No meio da incapacidade total da concessionária aparecem dezenas de irregularidades praticadas, inclusive fraudes apontadas pelo Ministério Público da Bahia.

O tempo passa e o sistema ferryboat segue com o mesmo panorama: caos total, com usuários protestando nos terminais. Somente duas embarcações em tráfego, como aconteceu na tarde de ontem.

O ferryboat está entregue, com os usuários correndo risco. Irresponsabilidade, incompetência e muita negligência.

E o governo não está nem aí. Estamos à véspera de um feriado prolongado.

Parece mesmo que o governo está apostando no pior – em um acidente de proporções envolvendo as embarcações operadas pela TWB, por exemplo.

Um acidente seria o fim da picada. Para ele, o governo, que com sua lentidão e jogo de empurra, submete a população a vexames constantes na travessia entre Salvador e Bom Despacho.

O sucateamento das embarcações pela TWB foi intensificado no início de do Governo Wagner, em 2007. Portanto, o governo atual é muito responsável, sim, por tudo de errado que a TWB praticou na Bahia. E continua errando: é devagar, lento, quase parando para resolver um problema que cria sérios problemas à população. (Foto: Arquivo Exclusivo Jornal da Mídia)
Soa velha e ultrapassada a colocação feita só agora pelo secretário Otto Alencar de que o contrato de concessão da TWB foi muito mal feito, pois concede muitos direitos e regalias à concessionária e nenhum dever.

Os usuários sabem disso de cor e salteado. Não existe nenhuma novidade. Otto Alencar disse que não gosta de criticar.

E não deve mesmo.

O contrato da TWB foi todo construído no gabinete do então secretário de Infraestrutura, Eraldo Tinoco, amigo de Otto, no governo de Paulo Souto, do qual o vice-governador também participava. Diretores da Agerba da época tiveram influência decisiva na elaboração do documento.

Tudo foi feito mesmo para beneficiar a TWB. Tudo dirigido e ninguém jamais foi punido ou sequer chamado a prestar depoimento.

A opinião pública está cansada desse lenga-lenga e exige, sim, uma posição concreta do governo em relação ao ferryboat.

Do contrário, o governo vai assinar o atestado de sua incompetência em relação ao assunto e vai continuar compactuando com coisas erradas e com os atos ilícitos praticados pela TWB contra o Estado, conforme o Ministério Público assegurou.

Notícias Relacionadas

12 Comentários

  1. GENTIL - O CARAGUEJO DA TWB

    EU VEJO NISSO TUDO UMA GRANDE PALHAÇADA E UM CIRCO. A TWB CONTINUA SUCATEANDO OS NAVIOS, FAZENDO REMENDOS, TODO DIA TEM CONFUSÃO E O GOVERNO CALADO. E A TWB LEVANDO O DINHEIRO DO CIDADÃO.

    OS MALOTES DA ARRECADAÇÃO DO FERRYBOAT NEM MAIS PRA BANCO VAI, FALA ALGUNS COLEGAS QUE TÁ INDO PRA DEBAIXO DO COLCHÃO DE UM F.P. DA EMPRESA.

    COM CERTEZA TÁ CAINDO EM ALGUM LUGAR. QUE ESCULHAMBAÇÃO MEU POVO!!!

  2. Alexis

    Tem um leitor aqui muito inteligente, não lembro o nome, mas que fala sempre que ele só acredita vendo o que o governo fala que vai tirar a TWB.

    Ele parece que tem razão é muita gente envolvida com este escândalo gente do governo, ao que parece.

  3. Maria Júlia da Silva Feitosa

    TUDO EXPLICADO:

    TWB é isso: T = TEMOS W = WAGNER no B = BOLSO.

    Precisa dizer mais alguma coisa ?

  4. IVAN ACIOLY

    TEM GENTE DENTRO DA AGERBA, ATÉ HJ, ENVOLVIDA COM ESSE CONTRATO DA TWB QUE O SR.OTTO ALENCAR VEM FALAR AGORA QUE FOI MAL FEITO. FOI MAL FEITO FOI? hum….muita gente envolvida muita gente beneficiada $$$ xô corrupção.

  5. Lenise Ferreira

    MAIS um feriadão infernal sem embarcações, em meio ao lixo, aos rombos em cascos de navios, em meio ao caos. Se PGE e o GOVERNO DO ESTADO nada fazem nós faremos. Esperamos ´por demais por uma solução, agora é apelar para a paralisação total do sistema. Já estamos perdendo tudo mesmo, esta um verdadeiro inferno esta travessia. Alunos perdem aulas por não ter embarcação que os permitam cumprir horários, profissionais seguem o mesmo rumo.

    Recentemente em conversa com a ouvidora do Estado, acreditando que uma medida séria estava por vir, adiamos a nossa manifestação mas já vi que, assim como outros assuntos tão sérios quanto, só serão considerados ou de vez deixados de lado após as eleições. ISTO AQUI esta insuportável………..agora é descer do salto mesmo, é revoltante esta situação.

    QUERO APROVEITAR E CONVIDAR O RESPONSÁVEL PELO processo junto à PGE para realizar a travessia em minha companhia, não na ala VIP de um ferry maquiado, convido o vice governador , o Juiz Mário Caymi e o representante da PGE a acompanhar quem sente na pele esta DESGRAÇA que se tornou o sistema FERRY BOAT.

    CASO SEJAM CAPAZES de aceitar o meu convite, sabem onde me encontrar, meus teleffones, endereços e emails estão nos diversos processos e reclamações que circulam em meio aos senhores.

  6. mauro marconi

    Todos os contratos do governo são aprovados pelo procurador do estado, que da um parecer sobre a validade do mesmo, depois vai para a assembleia onde é aprovado ou não, jogar a culpa sobre A ou B é muito simples.

  7. Henrique Vera Cruz

    Esse governo é um irresponsável. Tá esperando acontecer uma desgraça seus irresponsáveis? Que vergonha. Todo mundio mamando né?

  8. Agerbiano II

    O que eu quero saber é o seguinte…essa zorra toda vai acabar em pozza? esses caram que engordaram e se engordaram com essa companhia não vão responder não? Vai ficar por isso mesmo.?

    Seus larápios!!!

  9. Adoaldo Dias

    Vejam só a declaração da ilustre baiana Eliana Calmon, ontem ao se despedir do Conselho Nacional de Justiça:

    “No Brasil, mexer com patrimônio é muito sério, as pessoas ficam impactadas. Quando a gente mexe com isso, parece que mexe com o bom senso das pessoas”.

    Pois é meus senhores. Esse caso da TWB mexe com o patrimônio de muita gente. Quanta gente beneficiada, casas, mansões, salarinho garantido todo mês, 10 milzinho, 15 milzinho, não faz mal a ninguém, presentinhos aqui e ali, e todo mundo caladinho, bico calado. Ninguém ligava se o patrimônio público estava virando sucata. Não existia fiscalização isso sempre foi proibido.

    Quando assistir e depois li o governador Wagner dizendo que tinha dado XEQUE-MATE na TWB FIQUEI COM a pulga atrás da orelha. Será? Pensei comigo mesmo. Será que não tem gente desse governo na lista dos que receberam benefíciozinhos da TWB. Sinceramente, eu acredito que tenha.

    Aí vem a pergunta:e se os empresários da concessionário, como última cartada, disser a algum GRANDÃO que vai abrir o bico, como é que fica?

    Vocês ouviram direitinho, com atenção, a gravação do secretário Otto Alencar? Atentaram para o que ele disse? Veja o que o secretário falou:

    “Interessante é que o Dr. Reinaldo da TWB sempre disse a mim e ao governador pessoalmente que não fazia a menor questão de entregar a concessão do ferryboat. E agora está criando caso, entrando na Justiça”

    Reflitam em cima disso. O Dr. Reinaldo agora está criando caso… Eu não quero ser pessimista, mas ele vai criar muito mais. Se esse homem falar, não sei não o que vai acontecer. É preciso atenção.

    Olha gente o assunto é sério. É preciso muita reflexão de todos. Quem teve seu patrimônio construído com ”MUITO SACRIFÍCIO” deve tá azuado. Mexer com o patrimônio é coisa muito séria. Por favor, pensem e reflitam. Esse governo da Bahia, aí esse governo…não sei não…

  10. Cássia

    Via iPhone – Eu sei que tem muita gente aqui dentro da Agerba que fez esse contrato de concessão. Pra começo de conversa, a Procuradoria da Agerba não sabia de nada? Ninguém viu esse fabuloso contrato da TWB? Oh Meus Deus, quanta ingenuidade e incompetência. Tadinhos. E os diretores da época que continuam aqui e ali se comunicando com gente daqui de dentro não sbaiam? Oh Céus, eles são inocentes. E os que sempre defenderam a Agerba, assessores, gestores de contrato, que colocavam parentes empregados dentro da TWB e que a TWB retribuía colocando gente dela aqui dentro também? Esses que brigavam pelos pleitos da TWB, os chamados sócios agerbianos da concessionária, eles nunca suspeitaram de nada? Oh Dr. Oto Alencar, como esse contrato foi mal feito Meu Deus…Eu sou mesmo um inocente abestalhado.

  11. Ricardo

    É meus amigos, chupa que é de UVA. Muita corrupção mesmo. Estou triste sabiam:?

  12. BEIJU PIRÁ DA TWB

    É DONA LENISE SO RESTA MESMO PROCURAR A POLICIA FEDERAL O ROUBO DOS CARROS NÃO FORAM APURADOS , A BALSA CONTINUA SUMIDA , AS MUTAS CONTINUAM NÃO SENDO COBRADAS E PINTO DOS SANTOS CONTINUA ARROGANTE ARRODEADO DE CORRUPITOS POR TODOS OS LADOS. EU SEI QUE MUITO DIFICIL MAS UM ORGÃO QUE TEM UMA OUVIDORA COM O FILHO NA EMPRESA FISCALIZADA , UM EX DIRETOR DA AGERBA COMO HOMEM DE CONFIANÇA DO PRESIDENTE DA TWB E UM POLITICO COMO ALIADO QUE JA TEVE VARIOS CARGOS NA AGERBA , ASSIM FICA COMPLICADO E AO MESMO TEMPO FICA MUITO FACIL DE ENTENDER PORQUE ATE AGORA ESSA CARNIÇA CONTINUA NA BAHIA E O POVO BAHIANO QUE SE DANE!!!!!!!!

Comentários estão suspensos