Colégio Isba promove debate com candidatos a vereador

Salvador – Acontece na próxima segunda-feira (10/9), às 8h30 da manhã, no Teatro Isba, o primeiro debate entre candidatos a vereador nas eleições 2012 de Salvador. O encontro, promovido pelo Colégio Isba, reunirá para uma sabatina seis postulantes a uma cadeira na Câmara Municipal: Léo Prates (DEM – coligação É Hora de Defender Salvador), Paulo Mota (PT – coligação Todos Juntos pra Mudar Salvador), Gerônimo Santana (PSB – coligação PSB-PPL), Marcos Mendes (PSOL – Coligação Chega de Vender a Nossa Cidade), Marcell Moraes (PV) e Renata Mallet (PSTU), estes dois sem coligação.

A ideia do debate surgiu a partir de um projeto do professor de História Daniel Rebouças: a “Carta de Amor aos Políticos”. No trabalho, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental (antiga 8ª série) redigiram cartas aos representantes da classe política falando das suas expectativas para a cidade, o estado e o país. “Essa mobilização em torno do tema mostrou que eles se interessam, sim, por política. Basta oferecer”, explica Rebouças. Os textos foram reunidos em uma mostra, e uma seleção das melhores redações será exibida antes do debate.

A proposta de ouvir os candidatos a vereador, e não a prefeito, não foi ocasional. No caso das eleições majoritárias, os espaços de discussão estão abertos nas emissoras de rádio e TV, entidades de classe, etc. Já no caso do pleito proporcional, a discussão tende a se resumir a declarações de 20 segundos no horário eleitoral gratuito. “Há muito terreno para ouvirmos as propostas dos candidatos à prefeitura, mas a escolha dos vereadores ainda é confusa e distante para os jovens eleitores”, explica a coordenadora do Ensino Médio do Colégio ISBA, Deinha Vieira.

Notícias Relacionadas