Barlavento lança CD Mariscada na Roda no Projeto Música no Parque

A apresentação será no dia 9 de setembro, com entrada franca, no Parque da Cidade.
A apresentação será no dia 9 de setembro, com entrada franca, no Parque da Cidade.

O Projeto Música no Parque dá continuidade à sua programação e traz para o palco do Anfiteatro Dorival Caymmi, no Parque da Cidade, o grupo Barlavento, que faz show de lançamento do CD Mariscada na Roda. A apresentação será no dia 9 de setembro, às 11h, com entrada franca. O Projeto Música no Parque conta com o patrocínio exclusivo da Oi e do Governo da Bahia através do Programa Fazcultura e apoio cultural do Oi Futuro.

Em cartaz há dez anos, o projeto integra a política de patrocínios culturais da Oi, com foco na valorização da diversidade artística brasileira, na democratização do acesso às diferentes camadas da população e no fomento ao desenvolvimento econômico do setor. A realização é da Caderno 2 Produções Artísticas.

Fundado em 2007 por Davizinho de Mutá e Hamilton Reis, após a saída de integrantes do antigo Barravento, que durou aproximadamente 15 anos, o grupo Barlavento  tem como proposta principal divulgar o samba de roda feito por marisqueiras e pescadores do interior da Bahia. O repertório é de músicas que retratam a vida dos pescadores e das pessoas simples que moram à beira-mar, além de canções que reverenciam o candomblé. Com a proposta de preservar, divulgar e difundir o samba de roda, o grupo lança no palco do Anfiteatro Dorival Caymmi o álbum Mariscada na Roda, com composições de Davizinho de Mutá e Hamilton Reis e parceiros.

O trabalho transpira baianidade em cada faixa, com a cidade de Salvador sendo homenageada, e destaca a pluralidade do grupo, comprometido com o sincretismo religioso e a tradição. Todas as canções que compõem o álbum estão no set list do show, com destaque para as músicas Marisqueira(Tom Barreto), A Flor do Dendê (Davizinho, Hamilton e Ricardo Cruz) e Na Beira do Rio (domínio público).

O Barlavento é formado por Hamilton Reis (voz/violão), Davizinho de Mutá (voz), Aloísio do Cavaco (cavaquinho), Menino Henrique (congas), Ricardo Hardman (timbau) e Cuca (pandeiro/efeitos). Para esta apresentação o grupo ganha o reforço dos músicos Júlio Caldas (violão 7 cordas/viola machete/banjo/guitarra baiana), Pinho (baixo) e Durval Caldas (vocal), além da participação especial do maestro Fred Dantas na música Festa no Mar, de integrantes da Escola de Samba Unidos de Itapoan, que participa do disco na faixa Julie e Jolie, dos músicos Bráulio Barral (violão/gaita) e Rodrigo Sestrem (flauta), e do compositor Tom Barreto, autor da música Marisqueira, que abre o CD.

Música no Parque  segue alinhado com a proposta da Oi e de seu instituto de responsabilidade social, o Oi Futuro, de garantir a democratização da cultura, por meio de shows com atrações locais e nacionais, sempre com entrada franca, para formar plateias e gerar oportunidades de trabalho para artistas e técnicos da cidade. Com o patrocínio exclusivo da Oi e do Governo da Bahia, através do programa Fazcultura, e apoio cultural do Oi Futuro, o Projeto completa 10 anos de atividades e comemora a marca de mais de 140 shows realizados para uma plateia estimada em mais de 160.000 pessoas. Com realização da Caderno 2 Produções Artísticas, o projeto conta ainda com apoio da Superintendência de Meio Ambiente, da Prefeitura de Salvador, do portal iBahia e da Globo FM.

Serviço: Projeto Música no Parque

Show: Barlavento

Dia: 9 de setembro

Horário: 11h, pontualmente

Local: Anfiteatro Dorival Caymmi no Parque da Cidade

Entrada Franca

Notícias Relacionadas