Joaquim Barbosa é chamado de ‘herói’ na posse do novo presidente do STJ

O relator do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, teve uma aparição rápida na cerimônia de posse do novo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Felix Fischer, nesta sexta-feira. Barbosa foi assediado pela imprensa, mas não quis falar sobre o julgamento. Porém, reagiu bem-humorado quando algumas mulheres presentes no evento disseram que ele era o herói delas.

– Que é isso gente. Eu sou um barnabé desse processo – respondeu ele.

Aos jornalistas, ele se limitou a dizer que espera que o julgamento seja rápido.

Leia também:

Barbosa levou alguns minutos para percorrer a distância entre local onde cumprimentou Felix Fischer até a saída do ambiente. Nesse tempo todo, ele foi cercado por repórteres e seguranças.

O ex-procurador-geral da República Antônio Fernando de Souza também esteve presente na posse do novo presidente do STJ e falou um pouco do mensalão. Foi ele quem fez a denúncia do mensalão em 2006.

– Eu só fico confortado de que o Supremo, tendo apreciado a denúncia após a instrução completa, após a defesa de todos, ficou convencido de que a atuação do Ministério Público naquela oportunidade era correta e era provida de elementos que sustentavam a denúncia. (O Globo)

Notícias Relacionadas

17 Comentários

  1. Marcone de Albuquerque Maranhão.

    Ele realmente e um herói , não só ele mas todos (as) os que estão mostrando que nem sempre a justiça e cega.

  2. Alamir Longo

    Parabéns, Sr. Ministro Barbosa! Ainda temos autoridades honestas e corajosas para começar a limpar esse tenebroso mar de lama institucionalizado que assola nosso país. Depois de sua atuação, estamos resgatando uma esperança que andava perdida, que é a punição das quadrilhas infiltradas no Poder. Realmente, o Senhor é um HERÓI NACIONAL. Que Deus o ilumine.

  3. luiz gonzaga pereira

    A função de Ministro do SPF, a escolha de um novo ministro devido a aposentadoria compulsória de sábios ministros, deveria ser através de eleição e não escolhido por predileção da Presidente da República. /se tal situação assim fosse, nenhum ministro ficaria constrangido em exercer a sua função, com imparcialidade, ao invés de ficar preso a uma situação constrangedora como a que está ocorrendo no momento.

  4. RINALDO CORRÊA DE SOUZA

    É ministro se proteja porque vc pisou na cabeça da cobra vão correr atraz do prejuizo essa corja é super perigosa.Parabéns Senhor vc está mostrando que o nosso pais tem jeito:

  5. José L.B.Araujo

    “MENSALÃO”
    No primeiro dia de julgamento do mensalão e o primeiro voto a respeito da questão de ordem solicitada pelo adv. Bastos, objetivando desmembrar o processo, evitando o foro privilegiado para todos os 38 réus ou seja, para remeter os processos para a primeira instância e não serem julgados pelo Supremo, assunto já debatido em quatro outras ocasiões e que ficou decidido que o julgamento deveria ser no Supremo.
    O ministro Lewandowski, que é revisor do processo, e o ministro Mello tiveram uma ótima oportunidade de prestar um bom serviço ao Brasil demonstrando que não são a favor da impunidade nem da corrupção, porém não aproveitaram e votaram a favor de começar tudo de novo após 7 anos de investigação e demais fases e eventos do processo.
    O enfrentamento do ministro Joaquim Barbosa ao ministro Lewandowski, o seu voto e dos demais oito ministros foram mais coerentes e sábios do que os votos dos ministros Lewandowski e Mello.
    Em resumo: no meu ponto de vista o BRASIL precisa MAIS de “joaquins barbosas, ayres” e MENOS de “lewandowski, mellos, bastos, inácios e mensaleiros”.
    Senhores ministros Ricardo Lewandowski e Marcos Aurélio Mello, os senhores poderão se redimir com seus futuros votos neste processo do mensalão. Façam justiça é o que o povo do Brasil deseja.
    PARABÉNS MINISTRO JOAQUIM BARBOSA O SENHOR DIGNIFICA O CARGO QUE EXERCE.

  6. alessandro striquer

    Este HOMEM é um heroi, um verdadeiro mártir, um propulsor de um novo Brasil.
    Realmente isto muda nossa visão de futuro, podemos ter orgulho do nosso judiciario e acreditar num pais mais justo e igualitario.

  7. José Severino Toigo

    Eu, como a maioria dos brasileiros minimamente informados, não acreditam mais em políticos e até mesmo magistrados, todavia, parece que agora o Supremo está seguindo num caminho que poderá dar credibilidade em seus atos. Deus queira que eu esteja cero. Ja é hora de o Brasil merecer seu lugar no rol de paises sérios.
    Parabéns ao Ministro Barbosa pelo excelente trabalho. Resta agora saber seos demais ministros vão seguir seu relato.

  8. dapenha

    Vou mais além. Ele deveria estar incluso no ról dos cem mais importantes homens do século. Ele será um dos escolhidos. Tenho certeza.

  9. pedro t ferreira

    para mim o supremo tribunal esta pisando na bola mais uma vez e mostraando para que veio, ele e empregado de uma maioria da midia ex veja globo etc.. estados unidos e outra e outras trairagens, por isso esta apoiando a farsa do mensalao, ACHO QUE ELES DESTA VEZ IRA ENRICAR DE VEZ, e ira continuar lutando para a volta do Brasil miseria de fhc como sempre fez, parabens BARBOSA e outros voces ten chance de alcançar seus intento.

  10. Afonso Lembi

    O Ministro Joaquim Barbosa está sendo nominado de herói pela sua correção, boa ética, pelo trabalho de lidar muito bem com um processo extenso, pelo intrincamento dos mal feitos da quadrilha que ele vem destrinchando em seus votos, pela clareza jurídica, e pelo enfrentamento a um colega ministro de consciência vendida!
    É mesmo a luta de um herói!
    Parabéns e minha gratidão, Ministro Joaquim, por sua decisiva colaboração de trazer o Brasil para um patamar de Justiça, coisa que pensávamos não existia mais!

  11. Cel. Venâncio

    O Barbosa deveria ser o Presidente da República FEDERATIVA DO BRASIL.

  12. Ó COITADO

    Salvo engando meu, Joaquim Barbosa é o mesmo Ministro que, estando de licença saúde, foi visto em eventos festivos e bares, no maior agito. Supostamente sofreria de dores crônicas na coluna. Consultando esse site, http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,de-licenca-medica-joaquim-barbosa-vai-a-festa-de-amigos-e-a-bar-em-brasilia,591930,0.htm, não me parece que estivesse tão enfermo. Ao que lembro, após ser publicada a reportagem, no dia seguinte voltou ao trabalho. Teve uma melhora instantânea. Se computarmos os supostos 50 mil reais desviados por João Paulo Cunha, com as supostas benesses ganham com os afastamentos, “nosso herói”teria desfraudado os cofres públicos em mais de 180 mil reais (6 meses de afastamento x 30 mil mensais, subsídio de um Ministro do STF).

  13. Ó COITADO

    Portando, acho que o Joaquim contemparâneo, a despeito do outro Joaquim (Francisco Xavier, vulgo Tiradentes), não passe de um engolo.

  14. Fernando Aboim

    As vezes fico espantado como as pessoas se prendem nas coisas que são óbvias: Ministro do STF deve julgar os processos com total isenção e rigor !!!! Honestidade não é virtude … é um dos princípios que não deveríamos deixar de ter.

    Claro que o Sr. Ministro Barbosa é um exemplo de homem público que sempre gostaríamos de ter em todos os níveis das administrações.

  15. Ecleia Cioli

    A esperança voltou a tomar conta dos nossos corações. Eu que ja tinha perdido a esperança de ver Meu Pais nadar dentro da Justiça hoje tenho a certeza que enquanto tiver um Joaquim Barboza podemos ter esperança. Depois de tanta corrupção e escandalos de tantas vergonhas apareceu alguem que demonstrou não ter medo de fazer justiça. As pessoas que converso sobre politica e dos acontecimentos que estão levando o Nosso Pais a ser tachado como o Pais mais corrupto do mundo estão contentes com a escolha do Joaquim. Desculpem se estou me referindo ao nosso Presidente do Supremo com intimidade é que eu vejo nele um cidadão igual a todos nós. E tambem eu com 67 anos, e já tendo visto tantas coisa sei que ele não se importará que me refira à

Comentários estão suspensos