REDAÇÃO DO
JORNAL DA MÍDIA
Salvador – Depois da denúncia feita em longa reportagem pelo JORNAL DA MÍDIA na última segunda-feira (23), com o título Ferryboat da TWB navega com rombo no casco e água é retirada com bomba, o ferryboat “Rio Paraguaçu” foi interditado e saiu de tráfego ontem por exigência da Capitania dos Portos, segundo informou uma fonte da empresa ao JORNAL DA MÍDIA. Hoje pela manhã, mecânicos da TWB trabalhavam na tentativa de tapar o furo no casco da embarcação, localizado abaixo do tanque séptico.
O JM tentou contato com a Capitania, mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno.
O “Rio Paraguaçu” estava em tráfego há muito tempo e para evitar que a água do mar invadisse as dependências inferiores do navio, principalmente a praça de máquinas, a TWB colocou uma bomba, que era acionada pelos marinheiros todas as vezes que o nível de água ultrapassave o ”limite tolerável” – tolerável na ótica da concessionária, pois não existe tolerância para um problema tão grave. Na verdade, uma irresponsabilidade total.
O furo no casco do “Rio Paraguaçu” está sendo reparado com a colocação de pedaços de chapas. Mesmo que o rombo seja totalmente fechado, continua sendo um perigo o navio voltar ao tráfego para transportar vidas humanas. O mais correto, segundo alguns marítimos da TWB consultados pelo JORNAL DA MÍDIA, seria a docagem imediata da embarcação em dique seco para que o reparo fosse feito de forma segura.
“De 15 dias para cá o furo aumentou muito devido à corrosão da chapa, causada principalmente por produtos químicos altamente corrosivos que são utilizados no tanque séptico”, disse uma fonte do JM.
Enquanto isso, o navio “Ipuaçu”, que está também com um enorme rombo no casco, precisou da bomba para a retirada de água, acumulada nos últimos dias. A TWB enviou o equipamento que estava sendo utilizado no “Rio Paraguaçu” às pressas hoje pela manhã através do ferry “Ivete Sangalo”, que atracou em Bom Despacho às 10h. O “Ipuaçu” está há dois anos encalhado no terminal.
“Ninguém aguenta mais ficar ligando essa bomba para tirar água do convés do “Ipuaçu”. Todo dia é a mesma coisa e é preciso ter muita paciência”, reclamava um funcionário da TWB em Bom Despacho.
Otto Alencar diz agora que o problema da TWB é de Wagner – Prazo dado pela Agerba chega ao fim