Os aplicativos de mensagens instantâneas (IM), como WhatsApp e BlackBerry Messenger, têm se popularizado entre os brasileiros que possuem smartphones e começam a disputar espaço com os torpedos (SMS).
O percentual de donos de smartphones que acessam esses serviços mais que dobrou em um ano –chegando a 36% no primeiro trimestre ante os 14% do mesmo período de 2011. Os dados são de estudo da Quanti, especialista em pesquisas de mercado.
“O IM tem crescido fortemente e está absorvendo parte da expansão que seria do SMS”, afirma Humberto Perissé, diretor da Quanti.
O problema para as operadoras, segundo especialistas, é que os aplicativos de mensagem instantânea aumentam o tráfego em suas redes, mas não geram receita direta. Ao mesmo tempo, exigem investimentos.
No Brasil, as operadoras já entraram em conflito com empresas como o Skype, que fazem ligações pela internet. Os usuários passaram a preferir o programa em vez do telefone, especialmente nas chamadas internacionais, por causa das tarifas mais competitivas.
O aumento do tráfego fez as operadoras investirem no aumento da capacidade de suas redes de dados sem que tivessem receita proporcional. Com as mensagens instantâneas, a disputa pode ganhar contornos semelhantes. (Mariana Sallowicze, Folha.com)