Capa » Bahia » Cotidiano » TWB zomba do usuário, do governo e continua sucateando as embarcações

TWB zomba do usuário, do governo e continua sucateando as embarcações

REDAÇÃO DO
JORNAL DA MÍDIA

Salvador – Irresponsabilidade, negligência, descaso com a vida humana. A concessionária paulista TWB continua praticando inúmeras irregularidades na operação do sistema ferryboat, apesar de o Governo do Estado continuar insistindo e prometendo a população que o “serviço vai melhorar”. Os navios continuam totalmente sem manutenção e o processo de sucateamento é cada vez mais evidente – basta se observar as condições em que as embarcações do Estado estão, abandonadas no Terminal de Bom Despacho.

O ferry "Ipuaçu" está há 15 meses abandonado em Bom Despacho, com um rombo no casco. Sexta-feira a água do convês e da praça de máquina teve que ser bombeada às pressas. O "Agenor Gordilho" , escostado no "Ipuaçu", está com um motor batido desde o Carnaval e também está fazendo água. O sucateamento da frota do sietama ferryboat, patrimônio público, continua sendo feito abertamente pela TWB. Tudo na cara do governo. (Foto: Jornal da Mídia/Maurício Andrade)

E o que é mais grave: o ferryboat “Ipuaçu”, largado em Bom Despacho pela TWB, está com um rombo no casco. Constantemente tem a praça de máquina invadida pela água. Na última sexta-feira, por exemplo, a água da praça de máquina e do convés teve que ser bombeada para evitar que a embarcação afundasse. A operação foi feita às pressas, porque a TWB estava aguardando, segundo se informou, que fiscais da Agerba comparecessem ao local para ”inspecionar” o navio.

O “Ipuaçu” já tem 15 meses abandonado em Bom Despacho. Desde que assumiu a Secretaria de Infraestrutura, em janeiro de 2011, o secretário e vice-governador Otto Alencar tem anunciado, em repetidas entrevistas, que em ”menos de 30 dias” o navio voltaria ao tráfego. Otto falou pela primeira vez sobre o assunto em maio do ano passado. O São João passou, vários feriados prolongados ocorreram, acabou o Verão e nada.

Tudo indica que o “Ipuaçu” terá o mesmo destino do ferry”Gal Costa”, vendido como ferro velho por apenas R$ 50 mil, depois de ser totalmente depenado e sucateado pela TWB, segundo já foi amplamente divulgado pela imprensa. O processo de canibalização do “Ipuaçu” já teve início faz tempo. A TWB, sob o conhecimento do governo, através da Seinfra/Agerba, vem tirando peças do navio para colocar em outros sempre que é necessário. A empresa paulista sempre adotou essa prática condenável de dilapidação do patrimônio público, mas, é bom repetir, tudo feito na cara do governo.

Motor Batido - Se a situação do navio “Ipuaçu” já é de depenação, a do dose-dupla “Agenor Gordilho” não fica muito atrás. Há menos de dois meses esse navio foi docado na Base Naval de Aratu, segundo informou a TWB com o respaldo da Seinfra/Agerba, para passar por ”manutenção”. Pois bem: o “Agenor” voltou a tráfego exatemente como foi para a Base Naval. A única diferença é que deram uma ”pintura a facão”.

Desde o Carnaval, o navio vem operando precariamente, fazendo a travessia em 1 hora e meia. Um funcionário da TWB informou ao JORNAL DA MÍDIA que o “Agenor” estava em tráfego desde o Carnaval com apenas um motor e que a Agerba e a Capitania dos Portos tinham conhecimento da gravidade.

“Um motor bateu e o outro já está próximo de bater. Não existe manutenção. A TWB está aproveitando o que sobrou das carcaças da reforma do ferry “Juracy Magalhães” para colocar no “Agenor”, um verdadeiro absurdo. O risco da embarcação quebrar no meio do mar é constante e os usuários não têm o menor conhecimento do perigo que correm”, reforçou a fonte do JM.

O “Agenor Gordilho” também foi encostado em uma gaveta em Bom Despacho. Está fazendo companhia ao “Ipuaçu”. Tem também problema de entrada de água na praça de máquina.

E o resultado da Auditoria – Em recente relatório divulgado pela Agerba, os problemas de falta de manutenção, sucateamento da frota e falta de investimento pela TWB no sistema ferryboat foram apontados pela consultoria Fipercafi, contratada pela agência de regulação para fazer uma auditoria na TWB.

Segundo o relatório, a TWB só investiu apenas R$ 20 mil (vinte mil, acreditem!) no sistema. O contrato de concessão estipulou investimento de R$ 100 milhões em 10 anos. A TWB já tem sete anos na Bahia. A Agerba está exigindo que a concessionária invista em 30 dias R$ 36 milhões na melhoria do sistema.

Na audiência pública que realizou mês passado sobre o assunto, a Agerba deixou claro que pode romper o contrato de concessão, mas os diretores da TWB deram com os ombros. Disseram claramente que não vão investir absolutamente nada e ainda, sem nenhum constrangimento, avisaram que o governo terá que subsidiar o sistema.

O comunicado da TWB deixa claro: novas negociações com o governo do Estado para assinatura de mais um aditivo. Enquanto isso, ninguém sabe para onde é desviado (também) o dinheiro que a concessionária fatura na Bahia. Dizem que muitos políticos já foram contemplados com a famosa ''colaboração'' para a campanha.

A TWB faz pouco caso da Agerba e do governo como um todo. Em um comunicado interno aos empregados, que fez circular há duas semanas, a concessionária deixa claro que as informações apresentadas na audiência serão ainda analisadas pelo governo.

“A partir do entendimento, serão negociadas novas medidas e um aditivo (de contrato) será assinado“, garante o comunicado da TWB, que deixa claro também que conta com o apoio da Fipe (Fundação Instituto de Pesqueisa Econômicas e da FEA de São Paulo, para contestar o relatório da Fipecafi que, segundo afirmaram seus diretores dentro da Agerba, é totalmente furado e não tem qualquer credibilidade.

Portanto, o usuário não deve acreditar muito no que o governo diz através da Agerba e do secretário e vice governador Otto Alencar. A solução para o ferryboat parece cada vez mais distante. Não é por pouco, afinal, que os diretores da TWB sempre se gabam de contar com bons padrinhos e madrinhas na área governamental e entre políticos, inclusive do PT. E cada vez chegando mais. Dizem que a TWB ajudou campanhas de muitos políticos. Deve ter ajudado mesmo. Só assim se explica como a concessionária, que fatura R$ 70 milhões por ano e não investiu nada na Bahia, segundo o resultado da auditoria, destina um pouco do seu lucro líquido anual, estimado em R$ 20 milhões, segundo a própria já divulgou.

13 Respostas para TWB zomba do usuário, do governo e continua sucateando as embarcações

  1. Fedegoso 11/06/2012 em 12:35
    “O gozo do Poder é entremeado de cólicas.”, dizia o poeta Carlos Drummond de Andrade.
  2. Manoel Amaro 11/06/2012 em 14:25
    Muita gente recebe uma pontinha né. Ninguém é besta não minha gente o dinheiro sai tambem pra gente importante por isso ninguém faz nada com essa empresinha danada de escrota.
  3. Agnaldo - a TWB esculhambou a Agerba 11/06/2012 em 20:58
    Esse diretor da agerba devia tomar vergonha na cara pq é humilhado pelos senhores da TWB em reunião aqui disse o sr. reinaldo que o acerto dele não era com a agerba mas com outras instãncias e que eduardo pessoa é tomador de winky e nada mais ele falou isso abertamente na reunião pra dizer que tava tudo bem que eles iam continuar pra todo mundo ficar tranquilo e nao acreditar na cachaçada de do diiretor da agerba e´assim que a coisa anda nesse nivel e o povo se arrombando todo os navios acabados todos lenhados viva a Bahia do governo Wagner
  4. Carlos de Volta e o Roubo? 11/06/2012 em 21:22
    Eu quero saber o que quero saber é onde estão as peças levadas dos navios Gal Costa e Mont Serrat. antes eu falei que as peças foram surrupiadas por alguns espertalhões mas agora mudei de ideia PORQUE AS PEÇAS E TODOS OS EQUIPAMENTOS FORAM ROUBADAS COLOCADAS EM UMA CAMINHONETE DA AGERBA E ENTREGIUES EM CASAS DE ALGUNS ESPERTALHÕES. VCS SAÕ LADÕEES LARÁPIOS DO PATRIMONIS. VCS ROUBARAM MOLINETES, INSTRUMENTOS DE NAVEGAÇÃO, TIMÃO SEUS LADRÕES. VCS ROUBARAM FURTARAM AS PEÇAS. DIGAM QUE É MENTIRA LEVARAM ATÉ PRA CASA NÃO FOI SEUS MALANDRÕES? UMA PESSOA TEM UM VÍDEO QUE DEIXA CLARO TRATA-SE DE JORGE COUCEIROS DIRETOR EX DA AGERBA DE FISCALIZAÇÃO QUE TEM UMA FITA DE VÍDEO MOSTRANDO O ROUBO SEUS LARÁPIOS INESCROPULOSOS; LEVEM JORGE COUCEIRO PARA A POLÍCIA PARA ELE COMPROVAR. VCS SÃO LADROES DE SUCATAS E SE DISSREM QUE É MENTIRA VOU MOSTRAR O RESTO … VCS ROUBAM MAIS DO QUE CACHEOEIRA.
  5. ALEXI 11/06/2012 em 22:55
    eu não quero me meter não mas teve um ex diretor muito dedicado do ferryboat aquele que era afilhado do secretário eu não tô lembrando o nome, mas vou perguntar o Marechal o Marechal deve saber, pela agerba que levou alguma coisa desses ferrys boat . isso aí todo mundo sabe na agerba agora se a agerba depois não madou apurar eu nao sei podiam chamar os reponsvaeis pelo contrato de concessão da twb pra depor aquelas pessoas sabem quem são os larápios que o leitor Carlos se refere sobre o sr.. Jorge Courceiros o que eu sei é que ele levou uma câmara de filmar para a Base Naval de Aratu junto com Riicardo dos terminais e fez um documento lá e outro em bom despacho com caminhão transportando peças dos navios para outro lugar suspeito o próprio jorge disse pra todo mundo aqui dentro que entregou os filmes ao secretário Wilson Brito para pedir providência porque o Jorge achava que a TWB tava tirando as peças e levando pra santa catarina sem a devida autorização da agerba . agora eu não posso dizer se isto era roubo ou era combinado com as pessoas da casa somente Sr. Jorge pode dizer. portanto as declarações do leitor Carlos são fundamentado eu entendo assim.
  6. Agerbiano II 12/06/2012 em 08:40
    oh alexis tu é maluco ou corre atrás de avião. num entendi nada vc falou que não tem certeza que é roubo, o cara vai lá sabidão bota motor, peças cadeiras e o diabo em cima de um carro da agerba ou da TWB e leva, vende, coloca em casa e não é roubo? eu não entendo mais nada disso não vamos chamar o Coronel ele disse no facebook dele, tá lá gravado que entregou mais de quatro relatórios ao secretário da seinfra mostrando o roubo. então chama o home. será que Otto alencar tem coragem de chamar?
  7. Ferdnando Mendes 12/06/2012 em 08:57
    eu dou um milhão a quem conseguir fazer um concursado da Agerba trabalhar. eu ppago mesmo gente. eu nunca vi cara de pau como esses caras e ainda são de queixo duro também uma diretoria sem moral como essa . tá bom de fechar.
  8. AGERBIANO MATUTO 12/06/2012 em 12:51
    meus caros eu posso vos garantir que o nosso companheiro Rosevaldo, concursado de Feira de Santana é exceção. ele trabalho muito.
  9. Fedegoso 12/06/2012 em 13:07
    Sô Fernando Mendes, não tá gostando do assunto? Parece incomodado?
  10. Décio 12/06/2012 em 15:42
    é verdade esse Rosevaldo é um monstro para trabalhar. a Agerba precisa ter mais gente assim pra acabar de fechar….
  11. Agerbiano II 12/06/2012 em 15:48
    Dizem que os concursados da Agerba não trabalham e não querem nada. Será? Pior é quem não trabalha e que ainda vive de fofoca como uma senhora da Aspe mal amada que só fala mal dos concursados e trai a agência com informações para a TWB. pior é isso. passar para a TWB informações do que se faz na agerba. devia procurar o lugar dela.
  12. Fedegoso 12/06/2012 em 18:21
    Tem gente que quer desviar o foco do assunto falando de concursados e outras abobrinhas. Por quê hem!? Né gaiatice não! Tem propósito definido de desviar do assunto principal. Tamo majando.
  13. Claudio Oliveira 13/06/2012 em 08:06
    Eu concordo com o Fedegoso fica essa coisa fresca aí de briga interna da Agerba o assunto é outro minha gente o assunto é a TWB . A Agerba tem realmente alguma forcinha pra tirar imediatamente essa TWB da Bahia? Ou o governo está esperando que um acidente mate pessoas ? É isso? Pra mim a Agerba é uma agência que devia até mudar de nome. tá desmoralizada completamente.