A greve dos professores estaduais e a mediocridade do governo Wagner

Pobre Bahia! Depois de sofrer durante anos com as malvadezas de ACM agora pena com as perversidades do galego, o governador campeão de viagens internacionais. Em comum entre eles só a cabeça branca. Em termos de realizações, não há como se comparar.

REDAÇÃO DO JORNAL DA MÍDIA

A greve dos professores da rede estadual de ensino completa esta semana inacreditáveis dois meses. E o que é pior: sem qualquer sinal de acordo. De um lado, os trabalhadores incansáveis, coesos, unidos, apesar do maltrato, da falta de dinheiro, da luz cortada, da fome. Do lado do governo, o descaso, o desleixo, um governador de uma frieza espantosa, um secretário de Educação  incapaz de se fazer ouvir e ser notado numa crise desse porte. No meio de tudo isso, uma Justiça patética, que manda, todo mundo ouve e ninguém  obedece, e um milhão de sofridos estudantes com o ano letivo comprometido. Se a educação pública da Bahia já era um horror, com esta paralisação mergulhou definitivamente no fundo do poço.

Jaques Wagner – o governador campeão de viagens internacionais, conforme matéria publicada na semana passada pelo jornal O Globo – nega ter firmado qualquer acordo com  os professores para concessão de um aumento de 22,22% à categoria. É mesmo, governador? Quer dizer então que os 50 mil profissionais de educação  – a maioria absoluta  gente séria e do bem – de norte a sul da Bahia, de diferentes raças, credos e religiões, resolveram se unir na mentira para  enganar a opinião pública e prejudicar os estudantes? É sério?

Parece piada, mas é verdade: o governo baiano do Partido dos Trabalhadores  aposta na fome dos professores  – isso mesmo, na fome, no que há de mais perverso e horroroso na vida humana – para acabar com o movimento grevista. Inacreditável.

Apontar culpados ou inocentes a esta altura do ano letivo nem vale mais a pena. Mas não podemos perder de vista uma coisa: cabe ao governo – sim, ao governo – agir, tomar a iniciativa e resolver o problema. Para isto foi eleito e é isso que a sociedade cobra e espera dele: soluções para as crises

É preciso negociar, ceder um pouco, ter boa vontade, oferecer algum percentual de aumento, ter humildade, reconhecer o erro ao assinar aquele documento prometendo o tal reajuste. Algum mal nisso? Não, Nenhum. Isso é fazer política.

Mas o que faz Wagner? Empurra o problema com a barriga. Pior: atropela a sua brilhante história de líder sindical.

Intransigente, o governador mandou cortar os salários dos professores. O plano era a seguinte: sem dinheiro, os professores não teriam como comprar, consumir, pagar as contas em dia. Logo ficariam famintos. Desesperados cederiam e voltariam ao trabalho mansinhos, mansinhos.

Parece piada, mas é verdade: o governo baiano do Partido dos Trabalhadores aposta na fome dos professores – isso mesmo, na fome, no que há de mais perverso e horroroso na vida humana – para acabar com o movimento grevista. Inacreditável.

O governo só não contava com a resistência dos professores. Eles não recuam. Chega a ser comovente. E olha que tem muitos trabalhadores passando fome, como queria o governo, com contas atrasadas, vivendo de favor, pedindo dinheiro emprestado a agiotas, se endividando em bancos, deprimidos. Mas não abrem mão do que consideram justo e legítimo. Resultado: os estudantes, pais de alunos e a maioria absoluta da população simpatizam com o movimento.

E o governo? Ficou sozinho nessa, isolado, constrangido. E os deputados e senadores da esquerda, aliados de Wagner? Que papelão, hein? Um vexame.

Governador, cortar o ponto pode até ser legal juridicamente, mas numa greve como essa é imoral, indecente e vergonhoso. É golpe baixo, baixíssimo. O PT baiano maltrata, sem dó nem piedade, o seu maior ativo: o apoio e a cumplicidade do movimento sindical.  Pobres trabalhadores.

Pobre Bahia. Depois de sofrer durante anos com as malvadezas de ACM agora pena com as perversidades do galego. Em comum entre eles só a cabeça branca. Mas só isso, viu? O governo atual mergulhou na mediocridade. Seu legado é sofrível, pífio.

Leia também:

Notícias Relacionadas

38 Comentários

  1. OLIVEIRA

    Considerações extremamente pertinentes, nunca em toda a história Bahia presenciei algo assim !!

  2. Yran Barreto

    Nossa,os estudantes das redes estaduais estão mais do prejudicados,eles estão é….
    Nossa governador, você teve o grande apoio dos sindicatos da Bahia e agora faz uma …. dessa com o sindicato que mais te apoiou?!
    É preciso que haja o mais rápido uma reforma nesse poder absolutista que ainda vive a Bahia.
    GREVE NUNCA MAIS !

  3. Roberto

    Humildade é característica de grandes líderes. O que estamos presenciando é um show de mediocridade e incompetência.
    _ Lutaram tanto para chegar ao poder e estão perdendo por tão pouco!

  4. Raimundo Santana

    tem q descascar mesmo em cima desse governo incompetente mesmo. a imprensa da Bahia tá toda no bolso dos grandões ninguém fala nada …tem que ser na porrada.

  5. carmem

    Essa matéria é ótima parabéns a quem escreveu.
    Aos professores: por favor mantenham suas posições.
    Vcs merecem mais um pouco de dignidade e respeito da parte dos seus governantes. O governador ñ está nem ai pra vcs pq o bolso dele está cheio e os filhos tem escolas particulares, só sabem fazer lindas promessas e na hora de cumprir é essa vergonha nacional. Tudo isso é desumano, eu particularmente admiro suas atitudes, é um direito que vcs professores tem e ñ devem abrir mão.
    PARABÉNS AOS PROFESSORES.

    1. PAULO COSTA

      Obrigado, Carmem! Nós somos lutadores e ja estamos acostumados a lutar contra tiranos como esse governo, pois ja travamos lutas e sofremos nas maos do Carlismo, A nossa batalha nao é diferente agora e estamos certos de que, cedo ou tarde a população verá de fato que ainda estamos no regime do coronelismo e a resposte será dada!

  6. PAULO COSTA

    A BAHIA TA PRECISANDO MESMO É DE UM GOLPE DE ESTADO… PARECE QUE É A ÚNICA COISA QUE RESOLVE COM ESSE GOVERNO DITADOR

  7. silvio

    enta ano sai ano e é a mesma coisa e não muda nada todos os ano vai ser isso o governo não esta nem ai por que os filhos deles esta muito bem nas melhores escola particulares.

  8. Ivana

    Estou tão chateada com os governos do PT, eu sempre votei e acreditei em lula; Hoje, sei q Lula não passa de uma marionete do PT que tmb não passa de uma farsa. Aqui em Conquista eles agem do mesmo jeito, são carrasco com trabalhadores e umas “p…” com os protegidos deles. Os contratos são numerosos, pois pagam menos e ganham mais votos em épocas de campanhas. Temos q dar um basta nestas eleições antes q esses falsos e corruptos políticos se perpetuem no poder como os calistas fizeram na Bahia.
    Chega de PT!!!!!!!!!!

  9. oliveira

    eu quu quero ser uma pessoa independente… quero ter o que e meu,quero ser uma pessoa alfabetizada,quero ser uma pessoa de bem….

  10. Jadson Andrade

    Lamentável,nós levamos 16 anos para exorcisar o carlismo na Bahia e o nosso excelentíssimo governador faz exatamente a mesma coisa que aquela corja fazia.um absurdo

    1. Marcos

      Quem foi que disse que o carlismo foi exorcizado? A grande maioria dos carlistas governa junto com Wagner. Agora eles são unha e carne. Juntou a incompetência do PT com o oportunismo dos carlistas para levar a Bahia ao caos.

  11. Maylla

    Vei minha irmã estuda no governo e ela não sabe que ta tendo ou nao tendo

  12. Cândida Maria Silveira

    Parabéns ao Jornal da Mídia pela coragem, competência e coerência! Belo texto! Bela reflexão! Só mesmo um veículo independente, sem rabo preso, pode escrever algo com esse teor com tanta leveza. Que vocês se mantenham sempre isentos para publicar o que a imprensa chapa branca deste estado jamais tem coragem!
    O pior é que este cabeça branca daí se julga tão melhor do que o outro a ponto de afirmar, em seus discursos, que o tempo da “caneta em uma mão e chibata na outra” passou. Mas, a propósito, qual a diferença do método usado por ele?

  13. Ava Isadora

    Estou feliz com este texto, pois finalmente a população baiana esta descobrindo quem é Jacques Wagner e como o PT, na Bahia, foi apenas atraso de vida em todos os aspectos: segurança, saúde, moradia, transporte, geração de empregos e em especial a educação.
    Precisamos urgentemente de uma nova liderança!
    Viva os professores baianos!!!A nossa luta é justa e a vitória é certa.
    Sempre avante!

  14. Lourdes Moura Santos

    Isso é que é artigo e eu vou imprimir e levar amanhã pra nossa assembleia. Nenhum jornal fez um texto tão claro, bom de ler e com tanta realidade. O governoador me decepcionou. Jamais eu imaginaria que ele fosse tão frio. Vai para a imprensa dizer inverdades como fez mais uma vez hj. Parabéns ao Jornal da Mídia. Eu sugiro a todos os professores que distribuam e envie essa matéria por e-mail para toda a categoria. Muita gente precisasava ler esse texto. Obrigada.

  15. Agnaldo Dourado

    coitado dos baianos com esse governo babaca…não sei pra onde vamos.

  16. Luis Claudio Gomes

    Ele disputou com Dilma a preferência de Lula a presidência. Frustração geral, ouviu Lula, um governo que vive enganando os funcionários públicos da saúde, educação e segurança…Todos esses serviços andam capengando no governo do estado da Bahia…Lula vc e o PT, PCdoB e outros aliados nos enganaram. Ele chegou ao ponto de cortar nossas gratificações.É por isso que chamam a tudo issso de República das Bananas….do PT e aliados…

  17. lex

    TEXTO PERFEITO PARABÉNS , AGORA FICA A PERGUNTA CADÊ O MINISTÉRIO PÚBLICO? NINGUÉM SABE O QUE É FUNDEB E ESTA É UMA DAS FUNÇÕES DELE OU SEJA PAGAR O PISO, POR FAVOR EXISTE ALGUM SENADOR, MEMBRO DO MINISTÉRIO PÚBLICO LENDO ESTE TEXTO E AGORA MEU COMENTÁRIO

  18. NORMA COELHO

    É incrível como todo mundo está com pena dos pobres alunos sem aula!!!O prejuízo,a inviabilidade do ano letivo….Quem tem pena de nós professores?Desrespeitados pelos alunos,pais,governantes,com péssimas condições de trabalho e outras coisinhas mais. Aliás,nós não somos nem dignos de pena.Professor tem que ser um mártir de sua profissão!!!Não podemos nem lutar pelos nossos direitos,incrível….A sociedade está preocupada com os filhos na escola.Será que entendeu essa “matemática” do nosso ilustre governador?
    Teremos outra eleição em breve……

    1. Orlando

      Deixe de ser petista que sua mente vai clarear e vc vai entender o que é moderação. Ainda há tempo de optar pelo livre pensar. Tire os antolhos que sua visão do mundo vai melhorar e seu entendimento quintuplicará.

  19. sergio

    Este Governador que está aí passa, ele irá passar, enquanto o funcionalismo publico continua. Parabéns aos professores pela força de luta pela melhoria da categoria e vamos dar a resposta já nas eleiçoes municipais e nas majoritárias…. Quem viver, verá, eles nao perdem por esperar.

  20. Eduardo Sergio Santiago

    A categoria há muito vem reivindicando; no entanto, a forma de fazer greve na educação pública precisa ser feita de forma que atinja ao executivo – e este só sente na urna! Marx já alertava para a greve unicamente economicista – esta despolitiza e sub-utiliza a força da categoria… Hoje o servidor estadual convive com a negação da URV que o governo já sinalizou que não vai pagar, o golpe do PLANSERV quando o governo impôs uma co-participação e as proprias escolas sucateadas em sua estrutura fisica e de pessoal, etc. O debate exigido é muito maior que o apresentado pelo movimento e o estudante e seus responsáveis não foram convocados como aliados nesse processo. Wagner representa um projeto político anti-povo – foi por conta da miopia politica no MITO do carlismo que não se percebeu a construção de um outro processo semelhante

  21. Sandra

    Matéria maravilhosa. Parabéns!!! Peço apenas a cada um de vcs q leu este texto, q compartilhe nas redes sociais para q toda a população baiana fique esclarecida sobre o verdadeiro entrave do término da greve.

  22. Joselita cordeiro sampaio

    Eu achei muito bom o texto! parabéns a quem o escreveu! Pena que a população não terá acesso a uma explanação como essa!
    Pediria a todos os professores e pessoas interessadas nesta causa para fazerem o máximo de divulgãção deste texto, comentários no facebook ou outro que tiver acesso. É preciso que este governador receba a resposta nas urnas! Estão querendo eleger prefeitos este ano! Não votem em candidatos destes partidos! Será minha maior decepção se vir um deputado desses aliados a Wagner serem eleitos! Espero que os funcionários públicos da Bahia honrem a luta que estão tendo para garantir seus direitos.

  23. POBREFESSOR

    A BAHIA DOS ABSURDOS

    Veio aqui aparecer
    Alguém meio diferente
    Iria muito fazer
    Era amigo do Presidente

    De origem indefinida
    Carilista ou paulioca
    Tinha uma cara lambida
    Bebia muita Ypioca (Cachaça)

    Seria a salvação
    De um eleitor sofrido
    Eleito, é a decepção
    De um povo arrependido

    Pra Saúde não ligou
    Segurança também não
    À justiça renegou
    Rebentou a educação

    Mangabeira já dizia
    Sábio e com toda razão
    De absurdos a Bahia
    É o Estado campeão

    Um sentimento profundo
    Misto de orgulho e horror
    Só nós temos nesse mundo
    Um grande desgovernador

  24. abaixo a tirania

    O desgoverno do Partido dos Tiranos (PT) abusa do seu poder para massacrar as classes trabalhadoras (judiciário, polícia, professores…) que busca seus direitos. Imoralmente o desgovernador usa de instrumentos ditatoriais que só no excludente social foi visto. Greve é um direito e ninguém pode ser punido por exercê-lo. Indiscriminadamente pune os professores com o corte do salário, inclusive, mães que estão em licença.
    Faz propostas que nem ele entende, pura balela… Continue assim, nos encontraremos nas urnas deste ano.

  25. Professora revoltada

    Achei o texto de alto nível. Parabéns para quem o escreveu. Pois é, estamos aí nessa luta e esperamos em DEUS que a vitória seja nossa, porque só os sinceros e humildes de coração é que vencem.

  26. Tatiana professora

    Obrigada pela honestidade da matéria jornalística e compromisso com a verdade. Sou professora e quando vejo a matéria “Publicitária” que o governo esta divulgando sobre os salários dos professores, sinto que ou não estão me pagando direito ou estou no paraíso das mentiras. No meu contra-cheque essa realidade ainda não é visível.

  27. RICARDO

    Onde está a Procuradoria Geral do Estado que NÃO processa esse Governador ? Onde está os Deputados Estaduais que NÃO abrem processo de impedimento retirando esse Ditador do Poder ? Onde está a Presidência da República que NADA FALA a respeito ?
    .
    Estamos no FUNDO DO POÇO !

  28. Brás

    Excelente texto, brilhante comentários. Não precisa falar mais nada só parabenizar.

  29. Matheus

    ESSA É PARA UM TAL ” JUCA PIRAMA ” . NÃO SEI NEM QUERO SABER QUE CORRENTE PARTIDÁRIA VC DEFENDE, SÓ LEMBRO A VOCÊ QUE A BAHIA NÃO TEVE NENHUMA BOA OPÇÃO NAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES E NEM TEM. QUERO TE LEMBRAR TAMBÉM QUE O SOTEROPOLITANO NUNCA ELEGEU O PT QUE SÓ ACABAVA EM 4º OU 5º LUGARES, MAS O BAIANO QUIS SIM, TROCAR UM GRUPO QUE SE PERPETUAVA NO PODER, MAS FOI BOM PORQUE CONFIRMA, HOJE, QUE SÓ TEM ESCROTO, CARNIÇA NA POLÍTICA DAQUI. ENQUANTO VOCÊ FIQUE AI DEFENDENDO OS “SEUS”.

  30. Matheus

    ESSA É PARA IURI RAMOS: Agradeço pelo gesto.
    Estou convencido de que a força das professoras (es) está vindo de algum lugar e é de Deus e de vocês; VAMOS TODOS AGRADECER A ESSE JORNAL DA MÍDIA POR SE MOSTRAR IMPARCIAL, NESSE MOMENTO DE ENFRENTAMENTO A TANTOS INIMIGOS DA EDUCAÇÃO, INCLUSIVE A IMPRENSA MARROM DA BAHIA. A sociedade já está fazendo uma leitura das ações destes políticos que dominam a Bahia como canibais e dará a resposta que merecem e eu sugiro os vídeos abaixo:
    Hitler amava Wagner
    As estudetes no CQC 3.0
    TV APLB:Rui fala

  31. camila

    eu sou estudante estadual, e to achando isso um abisurdo por eu quero ser alfabetizada e não posso por esse professores ficam ai se fazendo de difilcil. Reparem todos para ver so o 3º ano volta e eu que sou do 1º fico esperando e mim prejudicando por que hoje ja se faz 79 dias de grevi . o governador poderia dar um praso se não voltasse nesse dia fazeria um novo concurso,eu aposto que apareceria muitos e muitos outros professore e sem esse almento . E EU ESPERO QUE VOLTE LOGO .

  32. Beatriz

    Eu sou tambem mas uma que estudo pelo estado e eu não estou aguentando mas sem aula . isso é uma pouca vergonha .os professores só estão pensando neles , eu acho que eles poderiam parar e pensar um pouco por que olha o tanto de alunos que estão sem aula só por causa dessa tal grevi , eu ainda só para ter uma ideia eu estou na 1ª unidade e espero que essa GREVE acabi logo por que eu quero ser uma pessoa bem alfabetizada.

  33. Silvia Azevedo

    É o que pensei quando soube que ele suspendera os salários, punir pela fome e assim está punindo o Estado pois o dinheiro não circula e o comércio para também. Pior que isso,alunos sem aula e professores sendo masacrados. Sugiro a leitura deste post,cuja professora afirma que ser professor na Bahia é desistir de viver.Governador abre os olhos para não ser excumungado!!!!!

    http://mais.uol.com.br/view/12907820

Comentários estão suspensos