Uma campanha publicitária de biquínis da marca H&M está causando polêmica na França e em países da Europa por mostrar o corpo da top brasileira Isabeli Fontana extremamente bronzeado, o que incitaria, na opinião de médicos, as pessoas a se expor perigosamente ao sol.
Especialistas criticaram fortemente a publicidade afirmando que ela transmite a ideia de que o bronzeado excessivo é atraente e estimularia as pessoas a não se preocupar com os riscos de câncer de pele.
A top brasileira aparece nas imagens com uma pele marrom escura e brilhante, um tipo de bronzeado tido como irreal e que exigiria meses de exposição constante ao sol.
“Para vender biquínis, a marca reforça representações sociais sobre como deve ser o corpo das pessoas, mesmo se para isso é preciso pagar o preço de massacrar a saúde”, diz o médico Emmanuel Ricard, da Liga francesa contra o câncer.
‘Tom’ brasileiro
“Se formos além do aspecto estético, a manequim da campanha é candidata a ter câncer de pele nos próximos anos. A marca é irresponsável e perigosa”, afirma.
Na França, a campanha pode ser vista em horário nobre na TV e também em vários outdoors nas ruas.
As críticas contra a publicidade começaram na Suécia, país sede da rede de lojas de roupas H&M, e se espalharam pela Europa, já que a campanha é internacional. (BBC Brasil)