Salvador – Os televisores se atualizaram de todas as formas possíveis, mas não conseguiram manter a liderança em lares brasileiros, como fontes de entretenimento. Para 78% dos brasileiros, o computador se tornou mais importante, segundo dados de uma pesquisa “The State of Media Democracy”, realizada pela Deloitte e pelo instituto Harrison Group. O estudo ouviu 1.986 brasileiros usuários de internet, de diferentes idades, regiões e classes sociais.
Depois de entrarem na era digital e adquirirem o conceito de SmartTv, mesmo com o acesso à internet, os televisores perderam sua hegemonia em um País que se destaca pelo uso da internet e das redes sociais. Cerca de 74 milhões de brasileiros já utilizaram ao menos uma vez a rede mundial de computadores, ultrapassando, percentualmente, países como Alemanha, Índia, Rússia e França.
Esta predileção já influencia o mercado publicitário, pois, segundo o estudo, 68% dos internautas dizem que se sentem mais influenciados pela propaganda online na hora da compra. O que valida a iniciativa das agências de propaganda que indicaram a seus clientes o investimento na publicidade online.
Os meios de comunicação também se saem bem no ambiente virtual, já que 54% dos internautas brasileiros preferem ler jornais e revistas pela web, contra 41% que leem as versões impressas.
Sedentos por tecnologia, os brasileiros não querem acessar a internet somente via computadores ou tablets. Segundo a pesquisa, 82% dos entrevistados estão extremamente interessados em comprar um smartphone.