Redação do
Jornal da Mídia
Salvador – Dentro de 30 dias o contrato de concessão da linha marítima do Sistema Salvador-Mar Grande será assinado pelo governo do Estado, através da Agerba e Seinfra. A licitação da travessia, que já existe há 50 anos mas que não era regulamentada, foi realizada ontem no auditório da Agerba, no CAB. As empresas CL Transportes e Vera Cruz Serviços Marítimos foram as vencedoras do certame e vão explorar a travessia por 10 anos, renováveis por mais 10. Os dois lotes da licitação foram adquiridos por R$ 321 mil e R$ 400 mil.
“Agora regulamentados, os operadores vão poder investir ainda mais no transporte entre Salvador e Mar Grande, que hoje é um serviço comprovadamente muito bom, o nível de satisfação dos usuários é elevado e que só tende a melhorar. Os operadores vão poder captar financiamento para investir em novas embarcações e a população vai ganhar ainda mais, pois terá um serviço regulmentado e fiscalizado”, disse o presidente da Astramab (Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia), Jacinto Chagas. A Astramab é a entidade que congrega os operadores das linhas de Mar Grande, Morro de São Paulo e as escunas de turismo da Baía de Todos os Santos.
Os usuários serão beneficiados: “Primeiro porque terão um serviço fiscalizado pela Agerba, terão a quem reclamar para fazer valer seus direitos; e segundo porque haverá melhorias nos terminais que atendem a travessia. (Eduardo Pessoa, diretor-executivo da Agerba)
O contratato de concessão vai estabelecer que os dois operadores vencedores da licitação terão que cumprir, cada um, 30 horários por dia – de meia em meia hora – diariamente, sendo que no Verão e finais de semana prolongados a oferta de horários para os usuários poderá ser o dobro – de 15 em 15 minutos.
O empresário Lívio Galvão, diretor da CL Transportes, disse não ver qualquer problema para o cumprimento do quadro de horários a ser regulamentado pela Agerba.
“Na verdade, o nosso usuário habitual já sabe que a oferta de horários nunca foi problema na travessia Salvador-Mar Grande. Os operadores cumprem com rigor, mesmo que as embarcações deixem o terminal vazias. Agora, é claro que com a regulamentação do serviço pela Agerba, que vai ser muito positiva para o setor, haverá ainda mais disciplina. A agência de regulação vai colocar as normas e nós vamos cumpri-las. Vai ser bom para todos”, observou Lívio.
Antenor Paixão, diretor da Vera Cruz Transportes, comunga com a opinião de Lívio Galvão. “Nós sempre lutávamos por isso. São 50 anos operando a travessia e já sofremos muito ouvindo críticas de que éramos clandestinos. Nunca fomos clandestinos porque somente agora tem uma lei para regulamentar o serviço”, considerou.
Com a regulamentação da travessia Salvador-Mar Grande, o governo aposta numa reformulação ampla de todo o sistema de transporte marítimo do Estado – futuramente serão licitadas outras linhas do setor. O diretor-executivo da Agerba, Eduardo Pessoa, disse que os usuários serão beneficiados: “Primeiro porque terão um serviço fiscalizado pela Agerba, terão a quem reclamar para fazer valer seus direitos; e segundo porque haverá melhorias nos terminais que atendem a travessia.
“O governo já está investindo na reforma dos terminais da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) e as melhorias vão contemplar também o Terminal Náutico da Bahia, ponto operacional da travessia de Mar Grande. No terminal de Vera Cruz o Estado fará a dragagem do canal, até que o novo terminal seja construído, solucionando de vez o problema de maré baixa, que complica as operações normais do sistema”, explicou Pessoa.