Redação do
Jornal da Mídia
A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) adiou para o próximo dia 25, às 10h, no seu auditório, a licitação de concessão de linhas do Sistema do Transporte Hidroviário Intermunicipal de Passageiros na travessia entre Salvador e Vera Cruz.
A licitação estava marcada para esta terça-feira (10), às 10h, e foi adiada “por conveniência e oportunidade da administração pública”, conforme o comunicado assinado pelo diretor-executivo da Agerba, Eduardo Pessoa.
Olha aí o péssimo exemplo da concessão do ferryboat! Cada um paulista que entrou tirou a sua lasquinha e deixou o sistema na sucata, no bagaço.
A travessia Salvador-Mar Grande, que existe há quase 50 anos, é meio de transporte importante e fundamental para os moradores da Ilha, principalmente para Vera Cruz, cuja economia depende basicamente do serviço. O sistema sempre andou com as próprias pernas, sem qualquer incentivo do governo. Todos os atuais operadores são baianos.
Mas, deixa Eduardo Pessoa, diretor-executivo da Agerba, falar:
”O Estado tem a obrigação de licitar um serviço que não é concedido e que não tem regras e normas”. Falooou!
Contudo, é preciso muito cuidado e atenção para com essa licitação. Cuidado, mas muito cuidado mesmo, para não se tirar a operação do serviço das mãos de quem faz bem – e inegavelmente, com competência – e se entregar a aventureiros de plantão.
Olha aí o exemplo do sistema ferryboat. Olhem só o caos em que o serviço se encontra hoje! Foram entregar aos paulistas do Comab, da Kaimi e depois da TWB, e deu no que deu. Cada um tirou sua lasquinha e deixou o sistema na sucata.
Já se comenta que tem um laranja aí querendo se juntar – ou incentivar – a quem nada tem para melar a licitação, ganhar tempo, apresentar uma proposta mirabolante e tomar o sistema dos baianos.
Espera-se que o órgão responsável pela licitação, no caso a Agerba, saiba identificar essa jogada suja e que hoje foi muito comentada nos bastidores do governo.