Redação do
Jornal da Mídia
A concessionária TWB não está nada satisfeita com a decisão da Agerba de despejá-la da exploração do Terminal Rodoviário de Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, que explorava irregulamente. A direção da TWB já chamou a empresa contratada emergencialmente pela agência para assumir o seu lugar e jogou as cartas na mesa: “Vocês nunca vão receber a taxa de embarque das empresas do transporte intermunicipal. Fiquem lá com o terminal de vocês cobrando das vans e dos clandestinos”.
Um dos prepostos da Sate Administradora de Serviços, que assumiu o Terminal Rodoviário de Bom Despacho desde o dia 24 de março, foi convocado para uma reunião com diretores da TWB, no terminal de São Joaquim, na semana passada. Pensou que fosse para negociar sobre como a transição da gestão do terminal seria feita, mas se enganou.
Eu quero ver a Agerba exigir que as empresas de ônibus deixem o terminal que a TWB mantém em sua área em Bom Despacho. Ninguém vai sair.
“O Reinaldo (Reinaldo é o mesmo Pinto dos Santos, dono da TWB) disse claramente que não está nem aí para a Agerba. E foi mais além: garantiu que as empresas de ônibus que operam dentro do Terminal Hidroviário não vão sair em hipótese alguma para o rodoviário. Acontece que sem a receita dos ônibus intermunicipais é praticamente impossível se administrar o terminal rodoviário”, informou o preposto ao Jornal da Mídia, pedindo para não se identificar.
Segundo o representante da Sate, em algum momento da reunião Pinto dos Santos se levantou e gritou:
“Eu quero ver a Agerba exigir que as empresas de ônibus deixem o terminal que a TWB mantém em sua área em Bom Despacho. Ninguém vai sair. Ele (Eduardo Pessoa, diretor da Agerba) faz muita zuada, parece caranguejo dentro de lata, mas não resolve porque as empresas de ônibus não vão querer. Eu quero ver ele brigar com as empresas de ônibus. Eu quero ver…”, teria dito o dono da TWB durante a reunião, que contou também com a participação de dois outros representantes da concessionária: Jayme Rangel e João Nunes.
O preposto da Sate disse não ter entendido “com clareza” o desafio da TWB à Agerba. Mas, não é difícil se concluir. Talvez Pinto tenha apostado no entrosamento que existe entre o atual diretor-executivo da Agerba com os empresários do sistema intermunicipal.
O paranaense Pinto dos Santos é tido como uma pessoa arrogante. Sempre teve livre trânsito na Agerba, mandava e desmandava. Talvez agora não esteja encontrando as facilidades de antes. Mas a colocação que ele teria feito e relação a Eduardo Pessoa foi maldosa, muito maldosa.
Seria pelas ligações do diretor da Agerba com as empresas de ônibus? Eduardo Pessoa já advogou para algumas empresas do transporte intermunicipal, como a Novo Horizonte e a Camurujipe, por exemplo. Já defendeu algumas vezes o setor em ações até mesmo contra a própria Agerba. Poderia, assim, não querer se meter na briga para não desagradar os empresários de ônibus. Será que era isso que o dono da TWB estaria a dizer?
Corte de Água – O Terminal Rodoviário de Bom Despacho estava sendo explorado irregulamente pela TWB, que recebeu o equipamento de mão beijada, sem qualquer licitação pública. O Ministério Público acionou a Agerba, mas mesmo assim a TWB se manteve por lá. A gestão do negócio foi transferida para um diretor da TWB, Jayme Rangel, que por sinal já foi funcionário da Agerba em cargo de comissão (fevereiro de 2007 a maio de 2008), ocupando uma assessoria da Diretoria Executiva.
O terminal foi completamente abandonado, está no casco, como se diz por aí. Assim como fez com os navios do sistema ferryboat, a TWB não investiu nada na manutenção do equipamento. Várias denúncias de moradores da Ilha de Itaparica e da Associação Comercial de Vera Cruz foram feitas e só agora a Agerba resolveu despejar a TWB.
Para mostrar que quem continua mandando no terminal é ela, a TWB está ameaçando cortar o fornecimento de água do equipamento, que é acoplado ao Terminal Hidroviário (ferryboat). A Agerba vai ter que tomar uma providência para a coisa não prejudicar ainda mais os usuários, que já sofrem demais com os péssimos serviços da TWB no sistema ferryboat.